Política

Zelensky aceita convite de reunião com Lula; saiba quando

Caso ocorra, essa será a primeira vez que Lula e Zelensky se encontram a sós  |  Divulgação/Governo da Ucrânia e Ricardo Stuckert / PR

Publicado em 18/09/2023, às 18h35   Divulgação/Governo da Ucrânia e Ricardo Stuckert / PR   Cadastrado por Mariana De Siervi

O presidente Lula (PT) propôs e o ucraniano Volodymyr Zelensky aceitou um encontro presencial entre os dois em Nova York, nos Estados Unidos. De acordo com uma fonte do Planalto, a reunião está agendada para a tarde de quarta-feira (20), após o encontro do dirigente brasileiro com o presidente americano Joe Biden.

Caso ocorra, essa será a primeira vez que Lula e Zelensky se encontram a sós. Os líderes do Brasil e da Ucrânia já haviam conversado por telefone em março. Em maio, Zelensky tentou se encontrar com Lula durante a cúpula do G7 no Japão, mas o governo brasileiro alegou problemas de agenda e a reunião não aconteceu.

O encontro está previsto para acontecer no hotel onde Lula está hospedado em Nova York, onde participa da Assembleia Geral da ONU. No domingo (17), o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), que faz parte da comitiva do presidente nos EUA, confirmou que há disponibilidade na agenda para o encontro. A novidade agora é tanto a oferta de Lula quanto a confirmação de Zelensky para o encontro.

Classificação Indicativa: Livre


Tags política Lula reunião brasil Nova York encontro ucrânia convite bnews Zelensky

Leia também


Marcinho Oliveira falta a reunião com Bruno Reis e participa de evento com Jerônimo


Alice Portugal faz balanço de comissões que tramitam no Congresso; saiba o que ela disse


Aerolula: Deputado baiano sai em defesa de novo avião de luxo para Lula


Arnando Lessa critica posicionamento pró-intervenção militar de Bruno Reis: “demagogia”