Salvador

Governo da Bahia entrega novas moradias a 174 famílias no bairro do Uruguai

Novas moradias estão situadas em 29 prédios de conjunto habitacional na comunidade de Alagados  |  Conjunto habitacional entregue pelo Governo do Estado no Uruguai - Vagner Souza/BNews

Publicado em 11/01/2022, às 17h33   Conjunto habitacional entregue pelo Governo do Estado no Uruguai - Vagner Souza/BNews   Redação BNews

O governador da Bahia, Rui Costa, fez a entrega nesta terça-feira (11) das unidades habitacionais para 174 famílias que moravam e palafitas na comunidade de Alagados, no bairro do Uruguai, em Salvador. 

O investimento para o projeto foi de R$ 11 milhões. A iniciativa foi executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

Os novos moradores terão drenagem e redes de água e esgoto, que integram as ações de urbanização integrada. As unidades de 43 m² possuem dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. A área externa tem caminhos de acesso com piso intertravado, bancos de concreto, abrigo para resíduos sólidos, estacionamento e área de lazer com três praças, dois parques infantis e duas academias.

Processo de entrega

Em agosto de 2021 houve o início do processo de entrega, quando foi definido, por meio de um sorteio ao vivo pelo Canal do Youtube da Conder, em qual apartamento cada morador passaria a residir, entre as unidades habitacionais, distribuídas em 29 prédios, construídos em Massaranduba. Os idosos tiveram prioridade aos apartamentos localizados no térreo do conjunto habitacional.

Só com a definição das unidades, cada família passa a ter um endereço, necessário para a solicitação da ligação de água e energia elétrica individuais. Um mês depois, em setembro, cada imóvel foi vistoriado pelos moradores beneficiados, acompanhados pelas equipes técnicas de engenharia e do Social da Conder.

Social

As ações da Coordenação do Social da Conder são focadas em atender as necessidades reais da população local. Inicialmente, é feito um diagnóstico social para depois ser desenvolvido um trabalho com a comunidade. Foram realizadas diversas ações, tais como oficinas e cursos voltados para a geração de emprego e renda, educação ambiental, autoestima, oferta de serviços diretos para promoção da saúde com apoio de instituições parceiras, entre outros.

Em Massaranduba, foi montado um Escritório de Campo, onde a comunidade beneficiada tinha atendimento regular. Além disso, foi criada também uma comissão de bairro, formada por moradores e líderes comunitários. As famílias cadastradas realizaram visitas periódicas às obras e também aproveitavam os encontros e as atividades desenvolvidas pelas equipes do social e de engenharia da Conder para tirar dúvidas sobre o novo empreendimento e a rotina que os aguardaria após a entrega da nova moradia.

Entre o conjunto de ações realizadas pela equipe do Social está também o acompanhamento das famílias na etapa pós-ocupação. 

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