Saúde

Atendimentos por suspeita de Covid aumentam em hospitais privados, aponta pesquisa

Levantamento revelou que os registros de casos de suspeita da doença cresceram 84% em São Paulo  |  Reprodução/ Pixabay

Publicado em 22/10/2023, às 16h29   Reprodução/ Pixabay   Marco Dias

Uma pesquisa do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (SindHosp) revelou que, nos últimos 15 dias, 84% dos hospitais privados de São Paulo tiveram aumento no número de atendimentos de pacientes com suspeita de Covid em seus pronto socorros. A informação é do portal O Globo.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp 

Segundo os dados do levantamento, baseado em respostas de 81 hospitais privados do interior de São Paulo e capital, feito entre os dias 10 e 19 deste mês, quando os pacientes são testados, 68% dos estabelecimentos de saúde informam que o crescimento dos casos de Covid fica entre 11% e 20% no pronto atendimento. 

De acordo com a pesquisa, em leitos UTI, 92% dos hospitais relatam 5% de aumento nas internações, com tempo médio de permanência de até quatro dias. Em 76% dos hospitais, houve crescimento nas internações por coronavírus, e o tempo médio de internação em leito clínico é de 5 a 10 dias. 

A pesquisa ainda destacou a predominância da doença em pacientes de todas as faixas etárias. 

Uma das hipóteses levantadas pelo SindHosp para o aumento do número de casos registrados é a circulação de novas variantes do vírus. Em agosto, a nova variante Éris foi identificada no Brasil

O Brasil já acumula 706.276 mortes pela doença desde o início da pandemia, em 2020, e o Ministério da Saúde tem reforçado a importância de manter a vacina contra a doença em dia. A medida é a principal estratégia de prevenção do vírus. Ao todo, foram notificados 37.858.614 casos confirmados em todo o país. 

Classificação Indicativa: Livre


Tags São Paulo coronavírus covid aumento da covid

Leia também


Moradores de condomínio no Litoral Norte apontam para impacto ambiental de fábrica de pigmentos


Filho de zagueiro brasileiro morre aos 3 anos após acidente de trânsito


Suposto desvio de verba destinada à Covid por governo é investigado pela PF