Saúde

Estudo da Harvard condena consumo de arroz: "mesmo impacto que consumir açúcar"

Estudo mostra que arroz não é uma opção saudável e compara com ingestão de açúcar  |  Freepik

Publicado em 01/12/2023, às 18h06   Freepik   Douglas Santana

Se tem uma dupla clássica e bastante presente na mesa dos brasileiros é arroz e feijão. Porém, essa parceria pode estar ameaçada. Um estudo realizado pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos, praticamente jogou o cereal para escanteio.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

De acordo com o artigo publicado, o arroz branco pode não ser a opção mais saudável, sendo que, seus efeitos no organismo não são levados em consideração. O alimento em questão é refinado, ou seja, ao retirar a casca perde fibras, minerais e vitaminas ao longo do processo de industrialização.

Uma porção de arroz branco tem praticamente o mesmo impacto que consumir açúcar de mesa puro. Causa um aumento rápido e alto no açúcar no sangue", informa o artigo.

No estudo, os pesquisadores de Harvard concluíram que as pessoas portadoras de diabetes evitem o consumo deste alimento, além de outras opções que possam ter o mesmo efeito.

Optar por fontes saudáveis ​​de carboidratos pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e o peso. Além disso, está relacionado com um menor risco de doenças cardíacas e de certos tipos de câncer”, ressaltam.

Diante disso, você deve estar se perguntando: “qual seria a outra fonte de alimento que substituiria o arroz branco?”. Então, confira as opções mais saudáveis para trocar o cereal na sua rotina de alimentação.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Saúde Arroz estudo alimentação alimento harvard nutrição

Leia também


VÍDEO: aipim gigante de 9 quilos impressiona agricultor na Bahia


Arroz sofre reajuste de 7% em novembro, nas prateleiras dos supermercados; entenda


BNews Gastrô: vendas de alimentos veganos têm crescimento no varejo


Exportações de arroz crescem mais de 20% no 1º semestre no Brasil