Saúde

Secretária diz que dados atualizados do Ministério da Saúde podem apontar epidemia de H3N2 na Bahia

Atualmente, o cenário do vírus H3N2 na Bahia é de surto  |  Surto de H3N2 na Bahia - BNews

Publicado em 23/12/2021, às 11h30   Surto de H3N2 na Bahia - BNews   João Brandão e Lara Curcino

A secretária de Saúde da Bahia, Tereza Paim, analisou, nesta quinta-feira (23), a situação do surto do vírus H3N2 no Estado. De acordo com ela, é possível que o cenário já seja de uma epidemia, já que os dados do Ministério da Saúde estão comprometidos.

A pasta federal sofreu ataques de hackers em dezembro e a base de dados do ministério foi altamente comprometida. Por causa disso, as informações sobre a Covid-19 também foram prejudicadas.

“A gente ainda não pode dizer que a Bahia vive uma epidemia do vírus H3N2. As notificações estão sendo realizadas, mas a gente tem um problema com o Ministério da Saúde em relação ao retorno dessa base de dados. Ainda ontem tivemos uma conversa com a pasta pedindo celeridade no retorno do sistema, para que a gente possa ter um status epidemiológico correto”, explicou.

O secretário municipal de Saúde, Leo Prates, destacou, em entrevista ao BNews Agora, que outro problema que pode gerar subnotificação e imagem distorcida de quadro do vírus é que muitas pessoas não procuram um médico ao perceber sintomas.

A secretária ainda pediu que a população tome os cuidados necessários, assim como fez com a Covid-19, para que a situação não fuja do controle na Bahia. Ela também reforçou que sintomas leves devem ser tratados nas unidades básicas de Saúde e casos mais graves devem buscar unidades de Pronto Atendimento.

“A gente alerta a população para se prevenir. O que está acontecendo é uma antecipação do que pode ocorrer no período do Carnaval em 2022. As pessoas se acomodaram, tiraram a máscara, aglomeraram. E isso causou um surto de gripe que chegou rapidamente.”

Tereza Paim também fez um pedido ao Ministério da Saúde de incremento das doses da vacina contra a gripe e lembrou que o Instituto Butantan trabalha para que o imunizante também proteja contra o H3N2.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre


Tags Bahia Saúde surto gripe epidemia bnews tereza paim H3N2

Leia também


Rui Costa anuncia antecipação do salário dos servidores do Estado


Saiba quanto consumidores de Salvador devem gastar com presentes de Natal este ano