Suécia e Finlândia assinam adesão para entrar na Otan

Ambos os países poderão entrar na Otan quando os parlamentos ratificarem a decisão  |  Divulgação/Otan

Publicado em 05/07/2022, às 11h56   Divulgação/Otan   Redação BNews

A Finlândia e a Suécia assinam, nesta terça-feira (5), o protocolo de adesão para entrar na Organização das Nações Unidas do Atlântico Norte (Otan). O novo tratado permitirá a entrada dos dois países na aliança assim que os parlamentos ratificarem a decisão. Essa será a expansão mais significativa desde os anos 90.


O protocolo permitirá a participação das capitais de ambos os países, Estocolmo e Helsinque, nas reuniões da Otan, tendo maior acesso à inteligência. Durante esse processo de espera pela decisão final dos parlamentos, o acordo não é válido para a cláusula de defesa mútua da Organização, que prevê que um ataque contra um aliado, é um ataque contra todos.


Esta assinatura, na sede da Otan, localizada em Bruxelas, na Bélgica, segue um acordo com a Turquia em uma reunião da aliança, que ocorreu na semana passada, em Madri. Durante a cúpula, a capital do país suspendeu o veto às propostas de adesão nórdicas após garantia de que tanto a Suécia, quando a Finlândia, irão se comprometer mais em agir no combate ao terrorismo. No entanto, o presidente turco, Tayyip Erdogan, falou que os dois países terão que cumprir as promessas feitas ao país durante o acordo, ou a ratificação não será enviada ao Parlamento turco.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags aliança otan bnews

Leia também


Atirador que matou 6 nos EUA era rapper no YouTube e descrito como 'estranho' e 'deprimido'


Bolsonaro comanda reunião ministerial a três meses das eleições


"Animal desconhecido" intriga vizinhança por causa de doença; entenda