Mundo

Finlândia e Suécia são oficialmente convidadas para se juntar à Otan

Reprodução/ CNN
Comunicado foi emitido pelo secretário-geral da Otan em suas redes sociais  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ CNN

Publicado em 29/06/2022, às 11h44   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Suécia e Finlândia foram oficialmente convidadas pela Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) para se juntarem à aliança militar que é liderada pelos Estados Unidos. O comunicado sobre nova ingressão foi divulgada nesta quarta-feira (29) pelo secretário-geral da organização, Jens Stoltenberg.


“Hoje, decidimos convidar a Finlândia e a Suécia a se tornarem membros da Otan e concordamos em assinar os Protocolos de Adesão”, disse o comunicado.


Em seu Twitter, Jens disse que após o convite “precisamos de um processo de ratificação em 30 parlamentos; isso sempre leva algum tempo, mas também espero que seja rápido porque os aliados estão prontos para tentar fazer esse processo de ratificação acontecer o mais rápido possível.”


De acordo com a CNN, o secretário-geral afirmou em uma entrevista coletiva que os líderes da Otan tomaram uma decisão histórica ao convidar a Suécia e Finlândia para se tornarem membros da organização. Ele disse que o acordo que foi concluído na noite desta terça-feira (28) entre os dois países e a Túrquia abriu caminho para essa decisão.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp