BNews Turismo

Festival do Chocolate movimenta turismo em Ilhéus; veja provocação

Evento é conhecido como o mais importante do ramo na América Latina  |  Divulgação / Setur-Ba

Publicado em 21/07/2023, às 15h40   Divulgação / Setur-Ba   Téo Mazzoni

A cidade de Ilhéus, localizada no Sul do Estado, está prestes a se tornar a capital do chocolate até o próximo domingo (23). Conhecida como um dos destinos turísticos mais populares da Costa do Cacau, Ilhéus, está sediando a edição especial número 30 do Festival Internacional do Chocolate, sendo a 14ª realizada na Bahia.

Este evento, amplamente reconhecido internacionalmente como o maior encontro de chocolate e cacau da América Latina, conta com o patrocínio do Governo do Estado. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) participou do ato e visitou os estandes instalados no Centro de Convenções da cidade.

"O festival está a cada ano mais amadurecido, com novas marcas e diversidade dentro das marcas. Aqui tem geração de renda, de emprego e valorização de um produto que no passado era só amêndoa do cacau. Agora, tem toda uma cadeia produtiva envolvida, desde a plantação até a comercialização dos produtos", apontou o Jerônimo.

De acordo com Marco Lessa, organizador do festival, a expectativa é que 70 mil pessoas visitem a feira até domingo (23), movimentando R$ 20 milhões em negócios.

"Temos aqui 200 marcas de chocolate que existem no estado. Temos também outros negócios. Temos o desenvolvimento de tecnologia em cima de uma matéria prima que é o símbolo da sustentabilidade brasileira, que é o cacau", afirmou.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no YouTube!

Nos próximos dias, o local estará repleto de produtores, chefs e entusiastas do cacau e do chocolate, vindos da Bahia, de diversos estados brasileiros e de outros países. A programação do evento engloba uma série de atividades - como palestras, apresentações culinárias ao vivo, degustações, oficinas e oportunidades para negócios.

Além disso, os participantes terão a oportunidade de adquirir chocolates finos e artesanais, bem como produtos provenientes das cooperativas da agricultura familiar da região, como nibs, barras, mel de cacau e licor de mel de cacau.

O Festival Internacional do Chocolate proporciona um espaço propício para a troca de conhecimentos e experiências, destacando-se como uma ocasião imperdível para os amantes desse saboroso universo.

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags governo do estado turismo Ilhéus América Latina bnews costa do cacau bnews turismo Festival Internacional do Chocolate Festival do chocolate

Leia também


Carballal deve pedir licença da Câmara de Salvador; saiba quando


Tinoco detona Trindade após críticas ao prefeito e vê desespero da oposição para 2024: 'qualquer um é candidato'


Geraldo Alckmin promulga tratado entre Brasil e Marrocos sobre Transferência de Pessoas Condenadas