BNews Turismo

Governo articula veto de Bolsonaro à gratuidade de bagagens em voos

  |  Lalo de Almeida/Folhapress

Publicado em 19/05/2022, às 06h37   Lalo de Almeida/Folhapress   Fabio Zanini / Folhapress

O Ministério da Infraestrutura já articula com a Casa Civil o veto do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao retorno da gratuidade de bagagem em viagens de avião. O Senado manteve nesta terça-feira (17) a proibição da cobrança para despachar bagagens em voos nacionais e internacionais, com 57 votos favoráveis e 16 contrários.

Como houve alteração, a proposta precisa ser analisada novamente pela Câmara, mas técnicos envolvidos neste assunto têm poucas esperanças de reverter o cenário.

No corpo a corpo que Infraestrutura e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) fizeram com os parlamentares, ouviram que havia compreensão dos argumentos, mas que com as passagens caras e em ano eleitoral, seria muito difícil votar pela manutenção da cobrança.

Leia Mais:

Gol abre vendas para operar em 100% dos destinos argentinos do período pré-pandemia

Gerente de negócios da MaxMilhas explica que milhas aéreas valem dinheiro e são bens do consumidor; saiba como faturar

O que os técnicos afirmam é que o preço alto está relacionado ao câmbio e à alta concentração de mercado, com três empresas dominantes. O que poderia baixar seria a entrada de empresas "low cost" (baixo custo) no Brasil, mas muitas delas condicionam a vinda à possibilidade de cobrança das bagagens.

Nos últimos dias do ano passado, o governo federal editou a medida provisória do Voo Simples. Durante sua tramitação pela Câmara, os deputados federais incluíram dispositivo que proíbe a cobrança para despachar bagagens de até 23 quilos em voos nacionais e de uma mala de até 30 quilos em voos internacionais.

Em 2019, o Congresso já havia derrubado a cobrança pelo despacho de uma bagagem até 23 quilos em aeronaves até 31 assentos. O (PL), no entanto, barrou o dispositivo e os parlamentares mantiveram o veto.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Senado voos Anac Jair Bolsonaro Ministério da Infraestrutura gratuidade de bagagens

Leia também


Resort de luxo no litoral baiano anuncia nova categoria de hospedagem


Credores da Itapemirim aprovam afastamento de Sidnei Piva


Latam volta a operar com serviço de bordo a partir de primeiro de junho