BNews Turismo

Ilhas do arquipélago de Cairu sofrem com toneladas de lixo e quantidade retirada por dia impressiona; confira

Cairu costuma atrair milhares de visitantes todos os anos, mas enfrenta problemas com lixo nas ilhas do arquipélago  |  Jota Freitas/Setur

Publicado em 30/07/2023, às 06h00   Jota Freitas/Setur   Téo Mazzoni e Marcelo Ramos

O arquipélago de Cairu é um dos principais pontos turísticos da Bahia. Alguns destinos famosos, como Morro de São Paulo e Boipeba, ficam localizados no pequeno município, que tem no turismo sua principal fonte de renda. 

Cairu costuma atrair milhares de visitantes todos os anos, por conta das belezas naturais que o destino oferece, principalmente durante os períodos de alta temporada, como o verão, época que o arquipélago fica cheio de turistas de todas as partes da Bahia, Brasil, e até mesmo do mundo. 

No entanto, o arquipélago tem enfrentado um grave problema: a grande quantidade de lixo nas ilhas. O processo de retirada do entulho já foi iniciado, mas o trabalho é árduo. 

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Ao BNews, o secretário de Turismo de Cairu, Cláudio Brito, falou sobre a retirada do lixo das ilhas: “Nós iniciamos esse processo no final do ano passado. É um processo que demanda uma logística muito grande, já que Cairu é uma ilha. e a nossa locomoção tem que ser feita através do mar." 

De acordo com o secretário, cerca de 25 mil toneladas de lixo são retiradas das ilhas do arquipélago diariamente, e levadas para Valença, cidade aonde os resíduos são destinados ao aterro de Santo Antônio de Jesus. Ainda segundo Cláudio Brito, uma outra parte do entulho passa por um processo de reciclagem no próprio município de Cairu. 

 

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags turismo lixo Morro de São Paulo Cairu Boipeba entulho secretário de Turismo bnews resíduo bnews turismo cláudio brito Arquipélago de Cairu 25 mil toneladas de lixo

Leia também


Próximo do Bahia, Juba completa marca histórica no Sport


Falso major aviador da FAB extorquiu advogada e deu golpe em médica


Justiça toma decisão sobre “silêncio” de Mauro Cid na CPI