Cidades

Juíza determina bloqueio de registro de matrículas de imóveis em caso dos grileiros no oeste da Bahia

Reprodução
José Valter Dias briga na justiça há 30 anos para ter direito a terra em Formosa do Rio Preto   |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 12/04/2019, às 17h21   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O caso de grilagem que já se arrasta na Justiça há mais de 30 anos no oeste da Bahia ganhou mais um capítulo nesta semana. Na quinta-feira (11), a magistrada da 1ª Vara Cível e Comercial de Santa Rita de Cássia, determinou, em caráter liminar, o bloqueio das matrículas 726 e 727 do Cartório de Registro de Imóveis de Formosa do Rio Preto, e todas as matrículas delas decorrentes, desmembradas ou abertas e suspende todos os efeitos patrimoniais e extrapatrimoniais. As matrículas, que ficarão bloqueadas até o fim do julgamento do processo, são referentes às terras da fazenda de José Valter Dias, que luta para ser reconhecido como o verdadeiro proprietário dos 300 mil hectares que foram grilados. 

A juíza também manteve a matrícula 1037 do Cartório de Registro de Imóveis de Formosa do Rio Preto e de todas as matrículas dela desmembradas ou abertas, como válidas, além de manter a validade e eficácia do título de propriedade sobre as áreas abarcadas. A ação declaratória de nulidade insanável foi movida pela família de José Valter Dias. 

Na petição, a defesa da família alega que "por conta da fraude perpetrada pelos réus, os autores, legítimos proprietários e possuidores, encontram-se impedidos de exercer seus direitos sobre o imóvel em questão. Além disso, os réus "tornaram-se senhores e legítimos possuidores de uma área com extensão superior a 300 mil hectares, valor muito acima dos limites constantes da matrícula primitiva", a partir de um inventário produzido a partir de uma certidão de óbito falsa, e que a certidão já foi declarada nula pela Justiça, a partir de um pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA). 

A juíza considerou que está provado “que as matrículas 726 e 727 foram abertas com base em inventário e termo de cessão de direitos hereditários eivados da mácula da inexistência”. A magistrada destaca que o direito dos autores da ação decorre do cancelamento do atestado de óbito de Suzano Ribeiro de Souza junto à Comarca de Corrente, no Piauí. “Conclui-se da sentença, que já ocorrera à tramitação de um primeiro inventário de Suzano Ribeiro de Souza transitado em julgado, desde 1890, quando o mesmo teria 87 anos. 

Após a morte de Suzano, a Fazenda São José foi partilhada em 1890 entre a viúva Maria Conceição Ribeiro e os cinco filhos do casal (Antonia, Raimundo, Joana, Maria e Domingos). Com a morte da viúva em 1908, a sua parte foi partilhada entre os herdeiros. Mas, um registro de óbito "presumidamente falso" de Suzano Ribeiro de Souza foi lavrado com a data de 15/09/1977, onde consta que ele faleceu em 1894 e que tinha deixado uma única filha e herdeira, ao contrário dos inventários realizados em 1890 e 1908, excluindo os demais herdeiros. Assim, os réus conseguiram a averbação das matrículas 726 e 727.
Anteriormente, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) entendeu que as matrículas não poderiam ser canceladas por ato administrativo, de forma a assegurar o devido processo legal. Para a juíza, a decisão do CNJ, neste pedido, “não impõe qualquer óbice à apreciação do pleito liminar, ao contrário, a decisão está de acordo com todo o deliberado por aquele órgão”. Por fim, afirma que o bloqueio e a suspensão da eficácia das matrículas é a medida certa “para suspender provisoriamente os efeitos das matrículas e afastar o perigo de dano e risco de resultado útil do processo”.

Matéria Relacionada:

Desembargadora derruba liminar e mantém decisão de juiz no caso dos grileiros no oeste da Bahia
BNews Entrevista: advogado afirma que há "grileiros de carteirinha" no oeste baiano
Comissão de Agricultura da Câmara Federal faz audiência para tratar de grilagem no oeste da Bahia

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp