Adega BNews

Adega BNews: Temperaturas ideais para servir os vinhos

Divulgação
Cada vinho tem uma temperatura ideal para ser apreciado  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 01/07/2022, às 16h16   Christian Burgos


FacebookTwitterWhatsApp

Os vinhos estão cada vez mais presentes nas mesas dos brasileiros e não apenas nas celebrações. Isso deixa, quem trabalha com vinhos, imensamente feliz e também um pouco preocupado. Por que preocupado? Porque assim como a gente evita beber café frio, refrigerante quente ou comer salada morna, cada vinho tem uma temperatura ideal para ser apreciado, assim como qualquer outro alimento ou bebida. Por isso preparamos uma tabela para lhe auxiliar.

Você com certeza já ouviu falar que o vinho deve ser bebido em temperatura ambiente. Pois bem, esse conceito tem origem muito antiga (em países com climas mais frios, é claro) e de uma época em que as casas tinham adegas subterrâneas que mantinham os vinhos naturalmente mais refrescados. Tudo isso é passado. Impossível, hoje, pensar em sentar na beira da praia no verão e tomar um vinho branco em temperatura ambiente, certo?

Da mesma forma que os chefs de cozinha tomam imenso cuidado com as temperaturas dos pratos (em casa também fazemos isso), para que possamos aproveitar as melhores características de uma preparação, a mesma coisa acontece com os vinhos. Brancos quentes e tintos gelados não são bons vinhos, por melhor que seja um produtor ou um rótulo. No caso dos brancos, o calor impede que os aromas mais delicados apareçam e que o frescor faça seu trabalho na boca. E nos tintos, se forem resfriados em demasia, os aromas irão se fechar e os taninos podem ficar marcados de forma desagradável, para dizer o mínimo e se estiverem muito quentes, darão a impressão de ser alcoólicos e enjoativos.

Você pode se guiar pela tabela abaixo e também prestar atenção no contra-rótulo dos vinhos, pois muitos deles já informam as temperaturas ideais para servir. Um objeto legal para ter é um termômetro de cinta, que você coloca ao redor da garrafa e ele mostra a temperatura. Não é caro e é muito útil. Também vale a pena criar o costume de montar um balde com gelo e água para os espumantes, os brancos e rosés. É uma das maneiras mais rápidas de gelar um vinho. E sem frescura, sem sal grosso e sem álcool, apenas gelo e água.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp