Artigo

Junho Verde: Dá para ser sustentável no São João?

Joilson César/BNews
A festa junina faz parte do calendário tradicional do Nordeste e pode ser uma grande oportunidade de agir de forma sustentável  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews

Publicado em 24/06/2022, às 05h50 - Atualizado às 05h55   Leana Mattei*


FacebookTwitterWhatsApp

Quem não gosta de São João, bom sujeito não é. A festa junina, em especial no Nordeste, é uma das festas mais aguardadas pelos brasileiros. Música, comida, decoração, bebidas típicas: tudo vale para deixar a festa ainda mais especial. Acontece que, como qualquer ato humano, o São João também gera impactos: positivos e negativos, que precisam ser reconhecidos. Sobre os impactos positivos a gente já sabe bem: além de gerar bem estar (sim, felicidade é sustentável), ela também favorece a valorização da cultura local, movimenta a economia, gera empregos, abre espaço para artistas de pequeno porte, aquece o mercado de eventos tão castigado depois de dois anos de pandemia e muito mais.

Leia mais:
Junho Verde: Grupo A4 lança projeto para conscientização da preservação ambiental

Junho Verde: Saiba por que precisamos falar sobre sustentabilidade

Como toda moeda tem dois lados, pensar nas festas juninas é também uma oportunidade de entender quais impactos negativos existem e como eles podem ser minimizados. Mais do que isso: é possível criar uma atmosfera de experiência educativa que possa contribuir para construção de comportamentos mais sustentáveis e que deixem um legado positivo, especialmente para as localidades que realizam a festa junina.

Por isso, o BNews, como parte do projeto Junho Verde, apresenta uma lista com 10 dicas super bacanas para te inspirar nesse São João! Temos certeza que seu arraiá pode ser mais sustentável sem perder a alegria!

1. Pratique a carona solidária: sempre que possível, divida o carro, vá de carona ou ofereça carona. Além de ser um ato de gentileza, isso ajuda a reduzir a emissão de gases de efeito estufa, além de reduzir os custos com combustíveis que já estão bastante caros. Divino é repartir!

2. Substitua os descartáveis: aquele canudo ou copinho plástico que você só usa por alguns minutos demora 500 anos para se decompor. Portanto, leve seu copinho reutilizável e canudo e estimule que seus amigos façam o mesmo;

3. Separe os resíduos de forma correta: uma pesquisa do Fundo Mundial para a Natureza apontou que das 11,3 milhões de toneladas de plástico produzidas anualmente, apenas 1,2% são reaproveitadas. Por isso, é importante criar lixeiras específicas para cada tipo de resíduo. Você pode separar por orgânicos, recicláveis e não recicláveis ou por tipo de material, como orgânico, vidro, alumínio, plástico, papel. Geralmente pequenas cidades não dispõe de um sistema eficiente de coleta seletiva. Por isso, o ideal é trazer o seu lixo reciclável com você e fazer a destinação correta!

4. Decore de forma sustentável: um dos aspectos que torna o São João uma festa única é a decoração. As bandeirolas são itens que não podem faltar. Mas você pode aliar criatividade e sustentabilidade e buscar sempre reutilizar bandeirolas dos anos anteriores ou optar por reaproveitar papéis, como revistas velhas ou pintar caixas de papelão. Bonito mesmo é ser do bem! O resto vem!

5. Brinque de ser sustentável: é muito comum que, em festas juninas, sejam feitas brincadeiras divertidas que caem no gosto das crianças e dos adultos. Você elaborar temáticas sustentáveis e usar materiais recicláveis para criar os espaços, como usar garrafas pet como boliche, latinhas de alumínio para pesca ou até mesmo para plantar. Vale tudo!

6. Diga não ao desperdício: bolo de aipim, amendoim, milho, canjica, licor, mingau. Os pratos típicos juninos são de dar água na boca. Mas é importante pensar sempre que tudo que é demais sobra e desperdício é contrário à sustentabilidade, ainda mais se lembrarmos que muitos brasileiros estão passando por dificuldade de alimentação no momento. Para evitar o desperdício, organize a quantidade de comida de acordo com a quantidade de convidados. Em caso de sobra de comida, faça “marmitinhas” para que seus convidados levem para casa para comerem depois;

7. Respeite a cultura local: boa parte das festas juninas acontece em cidades pequenas. Portanto, é bom respeitar os costumes locais, especialmente no que tange aos horários de som e demais regras de convivência. Cidades não são apenas casas de show;

8. Não solte balões: e nem faça fogueiras próximas a casas e outras construções. Balões são extremamente perigosos e podem causar incêndios. Vale a pena também ter cuidado no manuseio de fogos de artifício. Vale lembrar que a festa junina é para se divertir e acidentes como esses podem atrapalhar o momento de diversão. Cuidado nunca é demais!

9. Compense seu carbono: Sim, você pode compensar o carbono de sua viagem seja de ônibus ou de carro. Algumas empresas de ônibus fazem isso. Caso não, existem diversos aplicativos e sites que fazem isso!

10. Se beber, não dirija: apesar de não ser uma dica nova e que vale para o ano todo, é sempre bom lembrar que álcool e direção não combinam. Cuidar da sua vida e da vida de outras pessoas é a maior atitude sustentável que você pode ter!

Gostou? Se conseguir seguir pelo uma dessas dicas, posta e marca a gente. Ser sustentável é mais fácil do que a gente imagina e pode ser muito divertido. Todos nós somos responsáveis por construir um mundo melhor e, com certeza, alguém vai se inspirar ao ver você tendo uma boa atitude.

*Leana Mattei é sócia-fundadora da Aganju Consultoria em Impacto Social e ESG, mestra em Desenvolvimento Social e tem mais de 20 anos de atuação em temas socioambientais e sustentabilidade.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp