Artigo

O tamanho do dote para o MDB

Imagem O tamanho do dote para o MDB
O MDB tem sido cortejado por Jaques Wagner (PT) e ACM Neto (UB), mas o martelo ainda não foi batido  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 14/02/2022, às 06h15   Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

O MDB é a sigla cortejada nas eleições deste ano para o governo da Bahia. Mais uma vez o partido - que muitos juravam sucumbir no emaranhado do desgaste do governo Michel Temer (MDB) e das denúncias e prisões de quadros emblemáticos, a exemplo, no nosso Estado, de Geddel Vieira Lima - volta ser alvo da cobiça dos grupos de Jaques Wagner (PT) e de ACM Neto (UB).

Para um casamento político prosperar, assim como em tempos antigos, conta o maior dote oferecido. O lance dos espaços tem pautado conversas e mais conversas no campo polarizado do jogo eleitoral baiano.

Geddel, beneficiado recentemente com a liberdade condicional e a retirada da tornozeleira eletrônica, desde antes dessas notícias, e o seu irmão, Lúcio Vieira Lima, já negociavam nos ponteiros em alta rotação o retorno da sigla ao jogo. Desde a eleição de 2020 em Salvador e desembocando no pleito de agora.

O MDB, como bom partido de centro, quer as melhores condições para eleger o maior número possível de deputados federais e estaduais. Para ficar bem na fita no nacional, a agremiação almeja retomar posição na proporcional. Para isso, a disputa deve passar pela arrumação de lideranças e votos garantidores desse progresso ou de secretarias e diretorias que permitam arregimentar o “confirma” na urna.

Não estão tarados pela vitória do Executivo. Ganhando ou perdendo o governo, o interesse está nas cadeiras da Câmara Federal e da AL-BA. O resto, em tese, depois se ajusta.

Cada um dos grupos promete ter nomes de destaques na corrida pela Câmara Federal. Por exemplo: de um lado o médico e ex-secretário da Saúde, Fábio Vilas Boas, do time de JW, cuja filiação ainda dependente do “sim” do casamento, e o presidente da Câmara de Vereadores, Geraldo Júnior, do time de Neto. Esse último, inclusive, já aventou possibilidade de desistir do páreo, caso a sigla “não esteja arrumada” para o tudo ou nada do Legislativo.

Sobre os espaços, do lado de Wagner foram ofertadas a secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Junta Comercial da Bahia (JUCEB) sem tanto apelo junto ao eleitor, mas para acomodação de aliados. Do lado de Neto, no bojo da gestão Bruno Reis (UB), o MDB tem atuais indicações da secretaria da Ordem Pública (Semop), mas a pedida passa pela luz e pelo lixo, o combo filé mignon, duas diretorias importantes, do guarda chuva da Semop, que não foram dadas de porteira fechada.

Ainda nesse raio-x, há quem diga ser um entrave considerável a vontade de Geddel participar de maneira ativa na campanha. Qual dos dois, Wagner ou Neto, estão dispostos a, quem sabe um dia, receber o emedebista em seu palanque? Caso ele queira, depois do acerto, com todo direito que lhe cabe, subir ou aparecer, algum dos dois vai negar essa disposição?

O desenrolar da paquera seguirá ainda nos próximos meses. A discussão em Brasília de uma eventual federação com o União Brasil de Neto pode atrapalhar a conversa local com o PT, fato, inclusive, reconhecido por Wagner, mas se sabe que o MDB do Nordeste, com maior força no Congresso, atualmente, pretende rumar com Lula (PT) na disputa do Planalto.

Os Vieira Lima não estão com pressa, pelo contrário, estão adorando serem cortejados mais uma vez. Foram aliados de JW em 2006 e do grupo de Neto em 2014 e algumas eleições subsequentes. Ou seja, histórico de aliança nunca fui problema, a não ser na escolha de quem mais cumpriu o acordado nesses anos de relação. Quem, de fato, apresentar o melhor dote leva.

Victor Pintoé editor do BNews e âncora do programa BNews Agora na rádio Piatã FM. É jornalista formado pela Ufba, especialista em gestão de empresas em radiodifusão e estudante de Direito da Ucsal. É colunista do jornal Tribuna da Bahia, da rádio Câmara e apresentador na rádio Excelsior da Bahia. 

Twitter: @victordojornal

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp