Artigo

O termômetro de popularidade do Dois de Julho

Domingos Júnior/BNews
Repórter do BNews analisa presença de políticos no desfile cívico do Dois de Julho  |   Bnews - Divulgação Domingos Júnior/BNews

Publicado em 03/07/2023, às 06h00   Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Finalizamos a metade do ano de 2023 e com ela se aproxima cada vez mais as Eleições Municipais de 2024. Salvador tem tido vários testes de popularidade com possíveis candidatos à Prefeitura, que correm contra o tempo para se destacarem como nomes de seus grupos políticos. Desde o Bonfim, Carnaval, São João, etc…

Há algum tempo, no lado governista, a “briga” tem sido boa para saber quem será o escolhido do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Entre os principais nomes, estão o vice-governador Geraldo Júnior (MDB) e o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), José Trindade (PSB). 

Os dois, inclusive, utilizaram, e bem, o domingo de Dois de Julho, para testar sua popularidade pelas ruas da Liberdade, um dos bairros mais populosos de Salvador. 

Trindade posou para fotos com Lula, Rui, Wagner e toda a cúpula petista que o namora como candidato, mas aproveitou menos o cortejo que Geraldo. 

O “líder”, por sua vez, usou o chão a seu favor e, fazendo valer a função de vice-governador, fez o percurso até o Pelourinho distribuindo abraços e apertos de mãos por aí. Se vale de alguma coisa, saberemos depois... 

Enquanto isso, Bruno Reis, que “assiste de camarote” a indecisão do grupo opositor, arrastou uma multidão de apoiadores pelas ruas da Lapinha. Claro, é válido citar que a maioria ali são servidores do município e o comparecimento “na cola do prefeito” é quase que um ponto facultativo. Mas vale mais ainda citar que é uma demonstração de força invejável do prefeito em relação aos adversários. 

O prefeito também surfou na onda da ausência do seu líder político e ex-prefeito da cidade, ACM Neto, que optou por não participar do desfile. 

Quem não tinha nada a ver com a disputa entre "vermelhos e azuis", mas que também não cogitam candidatura alguma à Prefeitura, é o Sargento Isidório e sua turma, e o vereador George, o Gordinho da Favela. 

O “Doido” puxou seu “bloco” ao som de uma percussão intensa e barulhenta. O gordinho era ovacionado por onde passava, com uma multidão de seguidores, aos berros de "OOOOOOOO O GORDINHO VOLTOUUUUU", assim como foi na convenção do PP que referendou o nome de Mário Negromonte Jr. como presidente do partido.  

Como é uma festa em comemoração à libertação da Bahia e do Brasil das amarras portuguesas, e os políticos se apropriaram dela de “gaiatos”, nos resta saber se o peso desse teste de popularidade vai fazer o real efeito esperado por eles nas urnas no ano que vem. 

Este conteúdo não reflete a opinião do site BNews e é de inteira responsabilidade do autor

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp