Artigo

Oxe! Aonde que Salvador é a capital com menos Lgbt do País?

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 26/05/2022, às 08h57   Marcelo Cerqueira


FacebookTwitterWhatsApp

Uma Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria transversal com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, de 2019, sobre orientação sexual, lançada sexta-feira, 25/5, apontou que Salvador é a capital do país com menor número número de LGBT+, sendo 1,5%,  em números 35 mil pessoas. E como a gente fala aqui na terra de Daniela Mercury: "Aonde" esses dados representam a realidade dessa terra brejeira, de gente bonita?


Como Jack, o Estripador, vamos por partes. O Ministério da Saúde não é o IBGE, e a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) não é o Censo Demográfico, mesmo que sejam semelhantes em aspectos.


A  APNS coleta dados relativos às condições de saúde da população, tendo como questão principal o acesso, e também, quanto ao uso dos serviços de saúde, questões como o cuidado.

Leia mais:

IBGE inclui pela primeira vez orientação sexual em pesquisa e conclui que 1,9% da população é homossexual ou bissexual

Mais de 65 mil adultos no Maranhão se autodeclaram homossexuais ou bissexuais, segundo IBGE


Talvez sim, ou não, esses dados analisados possam revelar uma fotografia, especialmente de quem usa ou não, o sistema de saúde, considerando a população a partir de 18 anos, e mesmo que a intenção do MS sela louvável, a reposta pode ser muito fluida. 


O Censo Demográfico, realizado pelo IBGE,  é muito diferente. Representa a contagem dos habitantes, procura identificar suas características e particularidades, para com isso, servir para orientar políticas públicas. 


Há muito tempo que o movimento social LGBT pede ao IBGE que insira perguntas sobre as variáveis de orientação sexual e identidade de gênero para assim, poder ter uma fotografia da população LGBT do Brasil. 


Talvez seja possível que as respostas não sejam sinceras, por isso o IBGE deve fazer constar, no Censo Dográfico esses dias, variáveis, bem como fazer campanha nacional, explicando e encorajando a resposta verdadeira. A LGBTfobia estrutural e familiar ainda é muito expressiva na sociedade ainda hoje. 

A população LGBT de Salvador é muito maior do que isso. Salvador é conhecida como a terra da felicidade, destino de turistas LGBT do mundo inteiro, proporciona o melhor Carnaval inclusivo do Brasil, tem uma política pública especial para a inclusão desta população.


É a cidade da primeira travesti, Chica Manicongo, e da lésbica Felipa de Souza, denunciadas a Inquisição Portuguesa, de acordo com estudos do professor Luiz Mott, fundador do Grupo Gay da Bahia. Ainda conforme Mott, foi Thomé de Souza, o primeiro governador gay da Bahia. 


A cidade possui a maior Parada do Orgulho LGBT da região, e ainda mais de 30 Paradas de bairros. Um fenômeno nacional. Oxe! Salvador é gay, que eu sei!


Marcelo Cerqueira é professor, ativista LGBT, Diretor do GGB

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp