Artigo

Euforia lá e cá

Joilson César/BNews
Bnews - Divulgação Joilson César/BNews

Publicado em 15/09/2022, às 16h04 - Atualizado às 17h11   Eduardo Dias*


FacebookTwitterWhatsApp

A tão esperada segunda rodada da pesquisa Datafolha para a Bahia, encomendada pela Rádio Metrópole, veio com números que foram comemorados com euforia tanto pelo lado petista quanto pelos carlistas. Cada um com suas especificações. Vamos lá! 

A pesquisa mostrou um crescimento de Jerônimo Rodrigues (PT) na disputa, tendo inclusive diminuindo a diferença para ACM Neto (UB), que caiu em 5%. O ex-prefeito tem 49% de intenção de votos contra 28% do ex-secretário estadual de Educação.

Olhando por alto, dá uma leve impressão de que Neto se consolida cada vez mais na liderança da disputa pelo Palácio de Ondina. Mas, nas entrelinhas, podemos ver o porquê os cenários foram comemorados por ambos os lados.

A euforia petista se dá não só com crescimento de Jerônimo na pesquisa estimulada, mas também com os desdobramentos do levantamento em si, como por exemplo, o empate técnico dos dois entre eleitores que declaram voto em Lula no 1º turno: 43% a 41%, algo que era um calo no sapato dos petistas, pois Neto se mostrava aberto em atrair os votos dos petistas baianos, mesmo sem declarar apoio ao ex-presidente.

Outro ponto foi a preferência pelo PT por 41% dos eleitores. Por falar nesse dado, Jerônimo Rodrigues lidera a preferência de voto entre esses eleitores com 49%, contra 40% de ACM Neto. Um bom sinal de recuperação dentro das próprias bases.

Atrelado a isso, o Datafolha aponta ainda que o governo Rui Costa é avaliado como ótimo ou bom por 49% e 32% como regular. Isso dá aos petistas a expectativa de que dá, sim, para chegar e repetir as eleições de Wagner e Rui, em 2006 e 2014, respectivamente, pois com a boa avaliação de Rui e com as constantes andanças pelo interior, o cenário pode mudar. 

Por outro lado, mesmo que já fosse esperado um crescimento do petista, com a reta final de campanha se aproximando, como já apontava em pesquisas internas do grupo, a cúpula netista na Bahia não ignorou o resultado do Datafolha. 

Bom, cada um usa o dado que lhes convém. Eles se baseiam nos votos válidos, que apontam vitória de Neto já em primeiro turno, com 57% contra 33% de Jerônimo, mas ignoram o resultado da pesquisa estimulada.

O que podemos tirar disso é que a eleição na Bahia, por mais que os mais espertos pudessem prever alguma definição, ainda tem jogo. E o jogo vai ser jogado nesses últimos dias de campanha. A indefinição está posta: podemos ter uma vitória de Neto em primeiro turno, assim como também de Jerônimo, ou, quem sabe, um segundo turno com uma diferença bem apertada. Veremos o desfecho final até o dia 2 de outubro.   

*Eduardo Dias é repórter de política do BNews

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp