BNews Agro

Iniciativas do Bahia Produtiva garantem acesso a água de qualidade em comunidades rurais

Divulgação
O projeto financia a implantação de sistemas de abastecimento de água e banheiros nas zonas rurais dos municípios   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 09/08/2021, às 16h29   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O projeto Bahia Produtiva, do governo do Estado, tem promovido iniciativas para que as comunidades rurais possam ter acesso a água de qualidade, principalmente através da aplicação de recursos para o fortalecimento da Central de Associações Comunitárias para Manutenção dos Sistemas de Abastecimento de Água. O projeto financia a implantação de sistemas de abastecimento de água e banheiros nas zonas rurais dos municípios que estão na área de atuação das três Centrais existentes, localizadas em Jacobina, Seabra e Caetité. 

O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que executa o Bahia Produtiva, Wilson Dias, destaca a importância do Bahia Produtiva. “Fundamental para avançarmos no abastecimento de água potável nas zonas rurais dos municípios baianos, já que se trata de sistemas autônomos, de baixo custo e de manutenção simplificada com coparticipação com as comunidades locais, aspectos que viabilizam o acesso permanente a água de consumo humano”.

Fernando Cabral, coordenador do Bahia Produtiva, explica o apoio às centrais de associações. “Damos um maior suporte na logística para o atendimento dos usuários dos sistemas de água e, também, para avançar na profissionalização dos processos. Essas ações do projeto garantirão a sustentabilidade das centrais".

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), o modelo de gestão compartilhada já permitiu que 10.070 novas ligações de água fossem feitas e 5.297 ligações recuperadas em todo o estado, beneficiando 73.417 mil habitantes na zona rural, que passaram a ter água nas torneiras de suas casas. A meta é chegar a 23 mil ligações de água. Além disso, foram construídos 198 novos sistemas de abastecimento e 2.702 módulos sanitários.

O gerente da Central de Seabra, Leonardo Athayde, explica como é feita a manutenção dos sistemas: “A manutenção dos sistemas e ainda o tratamento da água são feitos pelos operadores locais, escolhidos pelas Associações Comunitárias. Eles são treinados e orientados pelas Centrais, para melhoria na prestação de serviços”.

De acordo com a presidente da Associação de Povoado de Conceição, no município de Boninal, Fabiana Santana, a comunidade está satisfeita. “Antes a gente não tinha esse serviço tão importante. Água é tudo. Era muito difícil, principalmente para quem mora na parte mais alta. Agora tudo mudou”.

Leia também:

Dois baianos estão na disputa pelo prêmio de melhor cacau do mundo

Mercado do Produtor de Juazeiro movimenta R$ 10 milhões por dia e já é o quarto maior do país, afirma Seagri

Contratação de crédito rural bate recorde no primeiro mês da safra 2021/22

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp