BNews Agro

BNews COP26: Bruno Reis apresenta ações de Salvador no combate às mudanças climáticas

Divulgação
O evento ocorre em Glasgow, na Escócia  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 02/11/2021, às 17h02   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito Bruno Reis (Democratas) apresentou nesta terça-feira (2), durante um dos painéis da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 26), que ocorre em Glasgow, na Escócia, as ações realizadas pela capital baiana nos últimos anos, referentes à preservação do meio ambiente e combate aos efeitos das mudanças climáticas. O evento reuniu gestores de diversas cidades do mundo para discutir o tema “As cidades da América Latina e Regiões do Caribe em direção ao financiamento, baixo carbono e desenvolvimento multinível resiliente”.

Na ocasião, o prefeito de Salvador ressaltou que a crise climática já é uma realidade em todo o mundo e os efeitos, como as altas temperaturas e o excesso de chuvas, se tornaram desafios diários para os gestores municipais. Salvador foi uma das primeiras da América Latina a assinar o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia, em 2017, promovido pela União Europeia na versão latino-americana.

Leia também: Bruno Reis faz segunda viagem internacional no ano e Ana Paula assume prefeitura

As ações realizadas para enfrentamento a esta situação envolvem, principalmente, a elaboração do Plano de Ação Climática de Salvador, que deverá se tornar uma lei municipal. Financiado pelo BID e construído em parceria com instituições como o C40 e a GIZ, o plano possui uma série de eixos, com planejamento e metas, no sentido de reduzir os efeitos das mudanças no clima. Foram citadas, ainda, iniciativas como os programas Salvador Solar e Capital da Mata Atlântica, além da Estratégia de Resiliência de Salvador, dentre outras.

“Também temos outros projetos para tirar do papel. Estamos aqui fazendo ainda uma articulação, com o objetivo de buscar recursos para que, em 2049, quando a cidade completar 500 anos, consiga zerar a emissão de carbono. Salvador está preocupada com o presente, mas enxergando lá na frente para ter um futuro melhor”, declarou Bruno Reis.

Matérias relacionadas:

Bruno Reis e Geraldo Júnior participam de intercâmbio sobre mobilidade e infraestrutura no México

BNews COP-26: Veja quais são os pontos centrais para o Brasil

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp