BNews Agro

e-Agro: Evento vai debater inovação do campo e marca retorno das grandes feiras na Bahia

Samuel Barbosa/BNews
Bnews - Divulgação Samuel Barbosa/BNews

Publicado em 17/11/2021, às 22h14   Samuel Barbosa*


FacebookTwitterWhatsApp

A abertura oficial da e-Agro aconteceu na noite desta quarta-feira (17), em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia. O evento é realizado através de uma parceria entre o Sistema Faeb/Senar e Sebrae, e acontece até o próximo sábado (20).

O foco desta edição está em apresentar inovação para o campo, e marca a retomada das grandes feiras na região, com a presença dos maiores especialistas do país no setor.

Segundo os organizadores, a programação gira em torno dos três grandes pilares do mundo agro contemporâneo: tecnologia, organização social e sustentabilidade. 

O secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, disse durante a abertura da feira que a e-Agro é um evento de grande importância para o estado da Bahia. "Nosso estado tem na agricultura grande aporte econômico e temos grandes feitos nesse segmento, fico muito feliz em estar aqui hoje (...). Nós temos que estar unidos por esse propósito de promover a agricultura baiana".

Já o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Teixeira de Freitas, Dori Neves, destacou a importância da realização da feira este ano no município. "Estamos vivendo um momento que entrará para a história de Teixeira de Freitas e região. Não é uma exposição, é muito mais que isso, é ciência, inovação tecnológica, coisas que devem estar na vida de todos os produtores rurais".

Leia também: E-Agro 2021 reúne inovação, tecnologia e sustentabilidade em Teixeira de Freitas

BNews COP26: Suzano fala em metas concretas para “alcançar objetivos de curto e médio prazo”

IBGE prevê safra recorde de grãos em 2022

De acordo com o diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Oziel Oliveira, a diversidade da região é um grande atrativo tanto para investimentos como para turistas. "Nós como agricultores, vendo esse extremo sul como é, vocês são especiais, tem uma diversidade, aqui tem um diferencial, as belezas que vocês tem, a pecuária forte, a fruticultura, e o diferencial que é turismo dessa região". 

O presidente do Sistema Faeb Senar, Humberto Miranda, ressaltou a importância do setor agropecuário, que mesmo diante da pandemia, não deixou de produzir. "É uma noite muito feliz e especial, esse estado é maravilhoso, pela gente, pela diversidade e cultura, estamos em uma região da economia mais sustentável da Bahia, pela infraestrutura, pelas praias, o mundo passa por aqui e risso gera oportunidade de negócios, nós vimos durante a pandemia que teve um setor que continue trabalhando e gerando emprego que foi o setor agropecuário, por isso que o setor é símbolo de vida, humana, animal e vegetal e isso e fundamental para continuar gerando emprego e renda".

Também presente no evento, o prefeito de Teixeira de Freitas, Dr. Marcelo Belitardo se diz feliz com a realização do evento. "É de uma importância muito grande a realização da e-Agro em Teixeira de Freitas, que traz pra cidade investimentos do agronegócio, o prefeito da cidade está muito feliz, de braços abertos pra receber todos os participantes que estão aqui da região do extremo sul e do Espírito Santo"

Inovação

Além de apresentar inovações e promover diversas oportunidades de negócio, o evento busca difundir conhecimentos estratégicos, com palestras sobre temas como revolução digital do 5G, sustentabilidade e tendências do mercado agropecuário interno e externo.

A e-Agro 2021 é realizado em formato híbrido, mas com o avanço da vacinação contra a Covid-19 boa parte da programação será de maneira presencial, seguindo as orientações das autoridades sanitárias.

*O repórter viajou a Teixeira de Freitas para cobertura do e-Agro

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp