BNews Agro

e-Agro: Pulverização com drone traz economia e agilidade para agricultores

Samuel Barbosa/BNews
Bnews - Divulgação Samuel Barbosa/BNews

Publicado em 18/11/2021, às 13h35   Samuel Barbosa*


FacebookTwitterWhatsApp

Com uma vasta programação que gira em torno de tecnologia e sustentabilidade para o campo, a e-Agro, que acontece em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, entra no seu segundo dia com uma série de atividades.

Entre os destaques da manhã desta quinta-feira (18) está a demostração de pulverização e mapeamento com drones. O serviço traz entre outros benefícios, economia e agilidade para o agricultor.

O engenheiro agrônomo Dener Silva, da Schmidt Agrícola, conversou com nossa reportagem. Responsável pela demostração, ele disse que o equipamento está sendo utilizado na pulverização de bananeiras, mas pode ser usado em qualquer outra cultura.

"Esse drone tem a capacidade de dez litros e cada bateria a gente consegue uma autonomia de 1.4 hectare. Pra ser feita a pulverização a gente precisa fazer antes o mapeamento com o próprio controle do drone. É um equipamento de extrema eficiência, a gente consegue fazer aplicações em áreas que o trator não pode entrar ou onde não é viável trazer um avião para fazer a pulverização aérea. Com o drone a gente consegue fazer o controle de doenças fúngicas de forma bem eficiente", explica.

Ainda de acordo com Silva, as baterias tem uma vida útil bem ampla. "Consigo fazer por bateria 250 hectares e para o pequeno produtor se torna viável. O investimento inicial é relativamente alto mas por meio de cooperativas e associações consegue tranquilamente fazer a aquisição de um drone desse".

*O repórter viajou a Teixeira de Freitas para cobertura do e-Agro

> Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tagsbnews