BNews Agro

Anvisa libera fabricação de produtos da marca Fugini após nova inspeção, mas restrições são mantidas; entenda

Divulgação/PMO
Vigilância sanitária suspendeu a fabricação, comercialização e uso dos produtos da Fugini no último mês  |   Bnews - Divulgação Divulgação/PMO

Publicado em 11/04/2023, às 19h06   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) revogou, nesta segunda-feira, a resolução que suspendia a fabricação, comercialização, distribuição e uso de todos os alimentos em estoque fabricados pela Fugini. Contudo, algumas restrições foram mantidas.


De acordo com o órgão, a revogação foi publicada após a empresa ser aprovada por uma nova inspeção sanitária conduzida pelo Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo e pela vigilância sanitária municipal entre os dias 3 e 5 de abril.


A equipe avaliou as reformas no estabelecimento e as adequações em seus procedimentos de modo a cumprir com todas as determinações da vigilância sanitária. O estabelecimento foi considerado apto para retomar a fabricação de seus produtos na unidade em São Paulo.


Restrições


Apesar da liberação, a Anvisa manteve a suspensão de fabricação de produtos que contenham os principais alimentos que causam alergias, como derivados de amendoim. Também foi mantida e suspensão de distribuição, comercialização e uso dos produtos que foram fabricados até 27 de março deste ano.


Em março, a medida preventiva foi determinada após inspeções detectarem falhas relacionadas à higiene e ao controle de pragas na linha de produção da empresa, consideradas graves no cumprimento das Boas Práticas de Fabricação.


Segundo informações da Agência Brasil, as chamadas Boas Práticas de Fabricação são um conjunto de procedimentos a serem seguidos por empresas fabricantes de alimentos, necessárias para garantir a qualidade sanitária desses produtos.


Elas englobam uma série de regras relacionadas à fabricação de um alimento e abrangem desde as condições físicas e higiênico sanitárias das instalações até o controle de qualidade das matérias primas e do produto final, passando também por questões como saúde e capacitação dos trabalhadores, controle de pragas, armazenamento, transporte, documentação, dentre outros.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp