BNews Agro

Auditores agropecuários anunciam greve contra projeto de autocontrole

Divulgação/Anffa

Sindicato afrima que projeto ameaça a segurança alimentar do país, e que a greve também se dá pela reestruturação da carreira

Publicado em 15/06/2022, às 11h59    Divulgação/Anffa    Redação BNews

Auditores agropecuários federais anunciaram uma paralisação das atividades nesta terça-feira (14) em protesto à votação do Projeto de Lei do Autocontrole (PL 1.293/2021). Em nota, o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa) afirma que o PL ameaça a segurança alimentar do país, e que a greve também se dá pela reestruturação da carreira, que ainda não foi atendida pelo governo federal.

Ainda segundo o sindicato, a medida foi tomada "pela insatisfação geral da categoria com o descaso do governo quanto à reestruturação da carreira dos auditores fiscais federais agropecuários (affas), o que inclui perdas inflacionárias e defasagem salarial de cinco anos. Também reivindicam concurso público para suprir a demanda de mais 1.620 affas".

Leia também:

A entidade aponta que também vem tentando ampliar o debate sobre o PL do Autocontrole, que terceiriza a auditoria e a fiscalização, atividades típicas de Estado.

“A ideia é que a sociedade seja melhor informada, com audiências públicas em comissões como a de Defesa do Consumidor e de Saúde”, disse. Para atividades que podem afetar diretamente o cidadão, como a liberação de cargas perecíveis e de animais domésticos para viagens, a entidade informa que haverá “ritmo normal de trabalho”.

De acordo com a Anffa, a paralisação não prejudicará a realização de diagnóstico de doenças e pragas, evitando comprometer programas importantes para o Brasil, de prevenção à febre aftosa, a peste suína africana (PSA) e outras doenças que poderiam colocar em risco políticas sanitárias do setor agropecuário.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre