BNews Agro

Bahia Farm: Presidente da Faeb diz que setor agropecuário pode resolver grandes problemas do Brasil

Divulgação
"Se nós temos problemas como desemprego, fome e falta de oportunidade, a solução começa no campo", declarou Humberto Miranda  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 06/06/2023, às 19h48 - Atualizado às 19h54   Beatriz Araújo e Letícia Rastelly


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Humberto Miranda, classificou o setor agropecuário como um grande aliado ao desemprego e a fome que ainda persistem no Brasil. O ponto de vista do produtor rural foi explicado com exclusividade ao BNews, durante a participação do presidente na Bahia Farm Show, terceira maior feira do setor no país, que acontece na cidade de Luís Eduardo Magalhães (LEM), no Oeste do Estado.

"Se nós temos ainda, no Brasil, problemas como desemprego, fome e falta de oportunidade, a solução desses problemas começa no campo", disse Humberto ao se referir a importância de se investir no setor agropecuário. Para o presidente, é necessário focar no desenvolvimento dessa área, sem perder tempo com lamentações.

"Com lamentações a gente perde tempo e gasta energia. É melhor falarmos de proposições, porque é isso que tem feito o setor agropecuário brasileiro ter essa grande revolução nos últimos 20, 30 anos, onde passamos de um país comprador de alimentos, para alimentar mais de 1,4 milhões de pessoas no mundo", explanou o presidente da Faeb.

Humberto diz ainda que para isso é necessário, entretanto, a participação ativa e efetiva nas questões das políticas públicas que são estimulantes e estruturais para o setor continuar crescendo e ter bases solidas. Para isso, ele apresenta dois grandes desafios do setor: segurança em campo e infraestrutura.

"A segurança no campo, sobre todo os aspectos: jurídica, da vida das pessoas e do nosso investimento, ainda é uma das coisas que a gente precisa conversar com as políticas públicas, para que possamos proporcionar ao empresário tranquilidade para continuar investindo no setor", explicou Humberto.
Já sobre infraestrutura, o produtor rural comentou que se trata de uma ação que vai desde as estradas até energia: "Nós ainda temos problemas básicos como energia elétrica, o que trava o desenvolvimento de algumas regiões da Bahia". 

"Mas são problemas que nós estamos no caminho, inclusive com a participação dos empresários dando sugestões, fazendo investimentos, até mesma nas energias renováveis, onde os produtores estão investindo massivamente na energia eólica e solar, como uma fonte alternativa que possa continuar impulsionando o desenvolvimento, analisou Miranda.

Bahia Farm Show
Sobre o evento, Humberto salientou a grandeza do Bahia Farm Show para todo território brasileiro. "Um orgulho para todos nós que fazemos parte do setor agropecuário baiano. Essa que é a terceira maior feria de agropecuária, de negócios, do Brasil. Esse pais que tem no setor agropecuário o grande gerador de empregos, grande gerador de renda, a grande locomotiva da nossa economia", disse o presidente.

Ainda sobre a feira, o produtor salientou que a Bahia Farm Show é mais que festa, sendo palco de negócios, busca por inovação, investimentos em tecnologia, além de ser um lugar propício para fazer networking e investimento em novas relações e em novas parcerias. "Momento de reinvenção do setor, especialmente para a Bahia, pois temos aqui na região Oeste a área mais produtiva e importante, do ponto de vista da agropecuária, da Bahia", disse Humberto.

*A repórter Beatriz Araújo viajou até Luís Eduardo Magalhães para a cobertura da Bahia Farm Show

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp