BNews Agro

Bahia Farm Show: Agricultores familiares expõem produtos e exaltam visibilidade durante o evento: “vitrine de negócios”

Diego Vieira/BNews
Pavilhão da agricultura familiar e economia solidária possui 34 estandes com produtores da Bahia e do Brasil  |   Bnews - Divulgação Diego Vieira/BNews

Publicado em 03/06/2022, às 16h36   Diego Vieira*


FacebookTwitterWhatsApp

A 16ª edição da Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, ampliou em mais de 200% o espaço para abrigar produtores e associações que tiram do campo o sustento para fortalecer as economias locais. O pavilhão da agricultura familiar e economia solidária possui 34 estandes com produtores de diversas localidades da Bahia e do Brasil.

No local, são comercializados artesanato de pano, indígena e quilombola, mel, cachaça, produtos derivados de carnes especiais, do leite, milho, mandioca, cacau e frutos do cerrado, além de doces e biscoitos.

Leia também:

Para Wiliam Leal, da Associação Remanescente do Quilombo de Flores, da cidade de Ruy Barbosa, a cerca de 320 quilômetros de Salvador, a participação no evento proporciona levar as bolsas e outros artesanatos confeccionados pelos produtores para outras regiões do Brasil.

“Está sendo bastante proveitoso. A aquisição de novos conhecimentos é sempre bem-vinda. Outra coisa bastante importante é que as pessoas estão conhecendo a agricultura familiar mais de perto que muitas vezes não é entregue para pessoas de outras localidades. Participar desse evento nos dá muita credibilidade e visibilidade”, afirma.

William Vieira
William Leal, de Rui Barbosa (foto: Diego Vieira/BNews)

A declaração de William condiz com a opinião de Leonildes Santos, da Associação de Biojoias, Pesca e Agricultura da cidade de Ituberá, localizada no Baixo Sul da Bahia, conhecida pelo cultivo de piaçava. Para a Bahia Farm Show, a produtora familiar levou cestas e bolsas feitas pela Associação.

“Isso aqui é uma janela. É uma porta que se abre para nós de regiões que vivem um
pouco mais distante. Quando a gente se encontra num espaço desse, conseguimos atender um nível de pessoas que se não tivéssemos nessa localidade, seria difícil. Estar aqui é uma vitrine onde levamos conhecimento da nossa terra, abrindo um leque para gerar oportunidades para estarmos em outros lugares mostrando o nosso trabalho”, pontua a produtora, acrescentando ainda a troca de contatos proporcionada pela feira, fundamental para a venda dos produtos.

“As vezes a pessoa não compra, mas pega o nosso contato e a gente consegue entregar através da internet que tem sido um braço forte para a gente”, complementa.

Leonildes
Leonildes Santos, de Ituberá (Foto: BNews)

Também do região Baixo Sul do Estado, Juliana Silva, da Cooperativa dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, Econômica, Solidária e Sustentável do Território de Jiquiriça e Baixo Sul da Bahia (Coopeibe), responsável pela produção de biscoitos, sequilhos e geleias, celebrou a participação na feira.

“O evento está sendo incrível. Como é primeira vez que estamos participando, a gente não tinha essa imagem de uma feira com tantas possibilidades como estamos tendo. A participação da agricultura familiar agrega um valor tanto para a feira como para nós, que colocamos os estandes na feira. Isso aqui proporciona uma visibilidade enorme para a agricultura familiar até porque o evento atrai pessoas de vários lugares da Bahia e isso agrega valor ao produto de cada cidade participante”, opina.

Juliana
Juliana Silva, da cooperativa de Jiquiriçá e do Baixo Sul (foto: Diego Vieira/BNews)

Organizado pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), a Bahia Farm Show, considerada a maior feira de tecnologia agrícola do Norte e Nordeste, acontece até este sábado (4).

*O repórter Diego Vieira viajou para Luís Eduardo Magalhães para cobertura da Bahia Farm Show

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp