BNews Agro

BNews ESG: Mapa apresenta planos ao Banco Mundial para o desenvolvimento sustentável da agropecuária; confira

Imagem ilustrativa // Reprodução/Engie
Banco Mundial propôs realizar uma nova rodada de reuniões juntoa  outras instituições financeiras para debater as possibilidade de viabilização de crédito para o agro  |   Bnews - Divulgação Imagem ilustrativa // Reprodução/Engie

Publicado em 11/05/2023, às 20h16   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) esteve em reunião com o Banco Mundial na noite desta quarta-feira (10), em Brasília, para discutir alguns pontos como o novo Plano Safra, o programa de conversão de pastagens de baixa produtividade e o projeto GEF Brasil: Vertentes.

"Estamos aqui para aprender como o Banco Mundial pode ajudar o Mapa no desenvolvimento sustentável da agropecuária com a possibilidade de apoiar inovações agrícolas", declarou o diretor do Banco Mundial para o Brasil, Johannes Zutt.

O assessor especial do Mapa, Carlos Ernesto Augustin, apresentou ao Banco a iniciativa do ministério sobre a conversão de até 2 milhões de hectares de pastagem de baixa produtividade por ano. Isso pode até dobrar a área de plantio no Brasil sem desmatamento, integrando lavoura e pasto, com aplicação de orgânicos no solo e sequestro de carbono. O plano é que o Banco Mundial possa oferecer linhas de financiamento especiais para os produtores rurais que quiserem investir na iniciativa.

Além disso, Augustin também citou os pilares do novo Plano Safra, previsto para ser lançado em junho deste ano. O Plano, resumidamente, se baseia em oferecer taxas de juros e limite de crédito melhores aos que se comprometerem com direitos trabalhistas e sociais dos trabalhadores rurais.

"O efeito dessas propostas é diminuir a pressão sobre o desmatamento, aumentar a produtividade e reduzir a emissão de carbono. É o manejo para mostrar ao mundo as boas práticas da agropecuária brasileira", ressaltou Augustin.

Sobre os projetos apresentados, o Banco Mundial propôs realizar uma nova rodada de reuniões juntoa  outras instituições financeiras para debater as possibilidade de viabilização de crédito para o agro.

Já em fase de finalização, o projeto GEF Brasil: Vertentes, por meio da parceria com o Banco Mundial, trará consórcios de paisagem de uso múltiplo sustentável nos sistemas alimentares, uso do solo e restauração, desenvolvido em parceria entre Mapa, Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com financiamento do Banco Mundial.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp