BNews Agro

Brasil faz história e é finalmente o melhor do mundo no preparo de cafés

Divulgação/CAR
O World Barista Championship (WBC) existe desde 2000 e nunca teve um brasileiro como vencedor  |   Bnews - Divulgação Divulgação/CAR

Publicado em 24/06/2023, às 14h23   David Lucena// Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

O brasileiro Boram Um, da cafeteria paulistana Um Coffee Co., fez história e conquistou neste sábado (24) o inédito título na competição mais importante do mundo dos cafés, que este ano aconteceu em Atenas, na Grécia.

O World Barista Championship (WBC), que anualmente consagra o barista (especialista no preparo de café) mais completo do mundo, existe desde 2000 e nunca teve um brasileiro como vencedor.
Apesar de ser o maior produtor mundial, o melhor resultado do Brasil havia sido uma sexta colocação, em 2007, alcançada pela barista Silvia Magalhães.

No WBC, considerado uma espécie de Olimpíada dos cafés, os competidores têm 15 minutos para preparar 12 cafés: quatro espressos, quatro com leite e quatro bebidas que representam a assinatura do profissional.

Boram fez uma apresentação destacando o trabalho em equipe envolvido no preparo de um café.
Em conversa com o Café na Prensa no mês passado, quando se preparava para a competição, Boram explicou que o treinamento para o mundial é quase como o de atletas de alta performance –ele chegava a treinar 12 horas por dia.

O irmão de Boram, Garam Um, foi o terceiro colocado no World Brewers Cup (WBrC), que elege os melhores no preparo de cafés coados. Foi também o melhor resultado do Brasil na história –antes dele, o país tinha alcançado apenas a quinta colocação.

Garam conquistou o bronze servindo um blend de grãos cultivados no Panamá e na Colômbia.
O vencedor do WBrC foi o chileno Carlos Medina, resultado considerado surpreendente, uma vez que o país sul-americano não tem tanta tradição no mundo dos cafés. O vice-campeonato ficou com Savina Giachgia, que representou a Grécia, país anfitrião do evento.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp