BNews Agro

Conheça o inseto que derruba árvores e preocupa capital na região do Nordeste

Divulgação / Leonardo Jales - Arquivo pessoal
Larvas do inseto gigante corroem as bases dos troncos de árvores centenárias  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Leonardo Jales - Arquivo pessoal

Publicado em 24/10/2023, às 10h08 - Atualizado às 10h38   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

Inseto de proporções gigantescas, conhecido como besouro metálico, está sendo uma grande fonte de preocupação para Fortaleza, capital do Ceará. É que as larvas do animal têm a capacidade de corroer as bases dos troncos de árvores centenárias.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

A principal árvore que o besouro metálico ataca é a mungubeira, mas ele também não poupa outras espécies, como paineiras, sumaúmas, baobá e chichá.

“Acredita-se que foi através dessa espécie (mungubeira) que esse besouro se dispersou por todo o Brasil, além da zona de ocorrência natural”, explicou o professor Lamartine Soares Cardoso de Oliveira, da Universidade Federal do Ceará (UFC), em entrevista ao G1.

Ainda segundo a reportagem, o especialista informou que registrou, pelo menos, oito quedas de árvores em Fortaleza causadas pela presença do besouro apenas neste mês.

De acordo com Lamartine, o inseto é natural da Amazônia, mas já se espalhou por outros locais do país, de forma invasiva.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp