BNews Agro

Dia Mundial do Chocolate é comemorado nesta sexta

Reprodução/Freepik
Bahia é responsável por 98% das exportações de cacau do Brasil  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Freepik

Publicado em 07/07/2023, às 18h28   Cadastrado por Rafael Abbehusen


FacebookTwitterWhatsApp

Nesta sexta-feira (7), se comemora o Dia Mundial do Chocolate, alimento originado do cacau e apreciado em todo o mundo, além de ser responsável pelo movimento direto de grande parte da economia do país. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (ABICAB), o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de cacau, seja ele em pó, chocolate ou até mesmo a pasta de cacau.

Pesquisas apontam que, apenas no primeiro trimestre de 2023, foram 11 mil toneladas de cacau exportado, e hoje um dos maiores compradores deste produto é a Argentina, que compra 39% das exportações realizadas pelo Brasil.

De acordo com Fábio Pizzamiglio, diretor da Efficienza, empresa especializada no comércio exterior, quando falamos de exportação do cacau, o maior destaque está para o estado da Bahia, que é responsável por 98% das exportações da fruta no país.

"O Brasil é tão importante para esse mercado mundial, que nossas exportações chegam a mais de 135 países, e só ano passado as exportações chegaram a US$ 228 milhões", afirmou o executivo.

O chocolate não movimenta o comércio apenas na Páscoa mas também em outras datas comemorativas. Segundo pesquisas nos dias dos namorados, o comércio brasileiro vendeu por volta de 12% a mais de chocolate do que no mesmo período do ano passado, já no dia das mães 23% dos produtos adquiridos foram chocolates e o mercado ainda espera até o final do ano bater a meta de venda.

As exportações só no ano passado conquistaram os melhores resultados já vistos nos últimos 20 anos, com US$ 142 milhões de dólares. Para Pizzamiglio, "o sucesso do chocolate brasileiro no mercado internacional está muito relacionado à qualidade do produto, que tem se aprimorado cada vez mais com a utilização de ingredientes regionais e técnicas de produção inovadoras. Além disso, o interesse por produtos que geram pouco impacto ambiental tem crescido no mercado internacional, algo que esse ano tem atraído ainda mais compradores para os produtos nacionais".

Para o consumidor final, esse chocolate ficou um pouco mais caro, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o preço dos chocolates teve a maior inflação em 6 anos. Até agora o preço do fruto do cacau subiu em média 21%.

"O ano cacaueiro de 2022 e 2023, está tendo um déficit de oferta, isso vem ocorrendo devido a redução na produção do produto, as questões climáticas, doenças em plantações e pelo preço do diesel e da gasolina, só agravou mais a termos esses resultados", finalizou.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp