BNews Agro

“Em 10 anos o Brasil será o maior exportador de algodão do mundo”, diz ministro da agricultura

Foto: Dinaldo Silva / BNews
Marcos Montes falou sobre o país ser exportador de algodão durante evento em Salvador  |   Bnews - Divulgação Foto: Dinaldo Silva / BNews

Publicado em 16/08/2022, às 13h47   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Marcos Montes, esteve presente no 13º Congresso Brasileiro do Algodão, que aconteceu no Centro de Convenções, em Salvador. Durante o evento, o chefe da pasta afirmou que em 10 anos o Brasil será o principal exportador de algodão do mundo.

“Em 10 anos o Brasil será o maior exportador de algodão do mundo, quem imaginava isso? Pouco tempo atrás nós éramos importadores, por isso que nós temos entusiasmo com a agricultura brasileira. Eu acho que os números do algodão falam por si, os empresários falam por si, as missões que fazem no exterior ou trazem aqui os compradores mostram com clareza a organização desse setor e a comunicação que sabem fazer, as vezes até mesmo diferentemente de outros produtos brasileiros”, disse Montes.

O ministro ainda afirmou que o algodão é uma mercadoria tão valiosa que está abrindo o mercado de exportação brasileiro para outros tipos de produtos. “Esse carro chefe, que é o algodão, tem aberto o caminho para que os outros produtos brasileiros também sejam vistos lá fora com a verdadeira imagem que devem ser vistos, infelizmente as vezes vendem as coisas lá fora muito mais na competitividade do que na sustentabilidade. O Brasil é uma potência agrícola, mas também uma potência ambiental, portanto hoje o Brasil é uma potência agroambiental.”, afirmou.

Para finalizar, Montes falou sobre os avanços tecnológicos no setor agropecuário, mais especificamente no setor algodoeiro. De acordo com ele, o setor é o que mais consegue unir inovação e tecnologia com produção no mercado brasileiro.

“A inovação e a tecnologia é o elo de ligação com a produção. Se tem um elo que liga a produção é a tecnologia e a inovação. Não tem setor que faz tanta tecnologia e faz tanta inovação como o setor algodoeiro, outros também, mas o algodão, especificamente pelo congresso de hoje, faz essa ligação com a produção”, finalizou.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp