BNews Agro

Embrapa quer entrar no mundo do metaverso; entenda

Reprodução/Freepik @lifestylememory
De acordo com a Embrapa, metaverso tem potencial de revolucionar a maneira como as pessoas vivenciam e conhecem o ambiente rural  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Freepik @lifestylememory

Publicado em 14/08/2022, às 15h19   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

De olho no metaverso e as suas potencialidades, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vem estreitando laços com uma organização do interior de São Paulo para inserir um projeto de pesquisa agrícola no ambiente dessa tecnologia através dessa parceria.

No dia 3 de agosto, uma reunião entre as partes aconteceu para alinhar os objetivos com esta ação. Segundo Paula Packer, chefe-geral da Embrapa Meio Ambiente, em breve esse movimento em torno da tecnologia irá permitir o desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor produtivo.

Elas serão capazes de testar e experimentar ativos em diferentes níveis de maturidade tecnológica. A gestora ainda ressaltou que, se considerando todo o cenário, este é um momento oportuno para se avançar na discussão do enorme potencial dessa nova realidade.

“Há uma infinidade de aplicações, algumas inclusive desconhecidas, mas reconhecemos inicialmente o grande potencial para incrementar as capacitações à distância, por exemplo”, disse ela, ao Canal Rural.

Já segundo Daniel Pellegrini, presidente do Polo de Inovação da Embrapa, os diversos recursos presentes neste ambiente possibilitam a realização de capacitações muito mais imersivas.

Conforme ele, testes e avaliações de novas tecnologias poderão ser experimentadas neste ambiente com uma proximidade do real nunca imaginada, fato que deverá contribuir para acelerar processos de pesquisa e desenvolvimento.

“Imagine que técnicos, pesquisadores, parceiros possam estar em um mesmo ambiente, como se fosse uma sala de reunião presencial e sair dela, ainda no ambiente do metaverso para testar ou validar teorias discutidas e projetos, em um ambiente de simulação do mundo virtual”, disse ele, também ao Canal Rural.

Segundo, Janaína Tanure, chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Meio Ambiente, a ideia é de construir um metaverso vocacionado para o agro. O conceito está sendo amadurecido e materializado nas discussões internas, com a chegada de parceiros estratégicos capazes de tornar essa ideia em realidade. Neste sentido, o setor agrícola já vem se articulando para utilizar a tecnologia em leilões, fazendas e simuladores de safras.

“Criar um metaverso na temática do agro não será por si uma finalidade, mas um meio para explorarmos as potencialidades que esse ambiente imersivo e interativo pode proporcionar e agregar valor à nossa missão. O metaverso tem potencial de revolucionar a maneira como as pessoas podem vivenciar e conhecer o ambiente rural, por meio de experiências realísticas onde as fronteiras entre o mundo físico e digital se tornam tênue”, disse.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp