BNews Agro

Entenda de que forma a nova mistura do biodiesel vai impactar na procura por óleo de soja

Divulgação / Freepik
Expectativa do setor é que a nova mistura eleve significativamente a demanda pelo produto  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 02/03/2024, às 08h36 - Atualizado às 08h39


FacebookTwitterWhatsApp

O novo percentual da atual mistura do biodiesel, em vigência desde essa sexta-feira (1), foi regulamentado em 14%. A determinação vai impactar diretamente na procura do mercado nacional por óleo de soja.  Consequentemente, de acordo com a projeção da Hedgepoint Global Markets, a demanda deve aumentar cerca de um milhão de toneladas, chegando, assim, a 9,4 milhões de toneladas, no que diz respeito|à produção interna.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Essas são informações divulgadas na reportagem no Globo Rural. “Uma maior demanda tende a sustentar os preços de óleo e soja. Contudo, dado o cenário atual no Brasil e na Argentina, o aumento pode não ser suficiente para reverter a tendência de baixa das cotações. Isso pode mudar caso as estimativas de produção para ambos os países diminuam muito”, disse a Hedgepoint, em relatório público.

Para que se possa entender melhor, o biodiesel é um biocombustível usado carros, caminhões, ônibus e máquinas agrícolas com motores a diesel como forma de substituir parcialmente o combustível derivado e o petróleo.

O biodiesel pode ser produzido através de diversas matérias-primas, a exemplo de: óleo de soja, gorduras animais, óleo de algodão, óleo de fritura usado, óleo de canola, óleo de mamona, e diversos outros materiais graxos.

No ano passado, a soja representou 69% da produção total de biodiesel do Brasil. As gorduras animais, 9%; o óleo de fritura já usado, 2% e o óleo de algodão, 1%.

Tecnicamente, a produção de biodiesel é realizada através da mistura de óleo vegetal ou gordura animal com etanol, ou metanol, com auxílio uma substância catalisadora, que possui o objetivo de acelerar o processo da mistura.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp