BNews Agro

Evento marca lançamento de edital de apoio a pescadoras e marisqueiras nesta quinta-feira (6)

Beatriz Araújo
O edital "Respeita As Mina das Águas" promove autonomia financeira e econômica a pescadoras e marisqueiras  |   Bnews - Divulgação Beatriz Araújo
Beatriz Araújo

por Beatriz Araújo

[email protected]

Publicado em 06/10/2022, às 18h14


FacebookTwitterWhatsApp

A Bahia Pesca, em conjunto com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e a Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagri), lançaram, nesta quinta-feira (6), o edital de chamamento público "Respeita As Mina das Águas", que garante um investimento de R$ 225 mil em recursos destinados à capacitação de pescadoras e marisqueiras. O lançamento aconteceu no auditório da SPM, localizado na Av. Tancredo Neves, em Salvador, e contou com a presença do presidente da Bahia Pesca, Alexandre Sapucaia, da secretária da SPM, Julieta Palmeira, além de diversas marisqueiras e pescadoras.

O evento marcou, ainda, a assinatura de um termo de cooperação entre os três órgãos. O projeto tem como objetivo fortalecer políticas para promoção da autonomia financeira, econômica, bem como a inclusão produtiva e o enfrentamento à violência contra mulheres, especialmente as mulheres marisqueiras.

Em entrevista ao BNews Agro, o presidente da Bahia Pesca falou sobre como surgiu a ideia de lançar o edital. "A partir do momento que a gente identificou uma grande oportunidade de fazer esse projeto em parceria com a SPM, convidamos doutora Julieta, que inclusive é conselheira da Bahia Pesca, que abraçou de imediato esse projeto”, elencou Sapucaia.

“Construímos a quatro mãos, junto também com a Seagri, à qual a Bahia Pesca é vinculada, para que a gente possa desenvolver junto a esse segmento que tanto necessita de um apoio do governo”, emendou o presidente.

Segundo Sapucaia, entre as ações realizadas em apoio às marisqueiras e pescadoras, está a distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para a segurança na atividade. “A gente vai poder viabilizar para esse grupo EPIs, porque a atividade que eles acabam desenvolvendo é uma atividade, de certa forma, um pouco insalubre, e a gente vai dar treinamentos de como utilizar esses equipamentos e como ter realmente uma condição de trabalho melhor”, completou.

Quem também falou com a reportagem do BNews Agro foi a secretária de Políticas para Mulheres, que comentou a importância do edital "Respeita As Mina das Águas".

"Esse edital tem uma conotação especial porque conta com uma empresa muito dedicada à tecnologia e ao desenvolvimento tecnológico na área da maricultura e da pesca, que é o que a gente quer. Nós queremos ampliar a produção de mariscos e de peixes a partir de desenvolvimento tecnológico, para que essas mulheres possam também alcançar autonomia econômica e social”, destacou Julieta.

“Então, nossa ideia, é fechar toda a cadeia, desde a ampliação da produção, o manejo com a produção, e o desenvolvimento para que elas possam se incluir no mercado”, emendou a secretária.

Pescadora e marisqueira há mais de 30 anos, Antonia Conceição, natural da cidade de Maragogipe, no Recôncavo Baiano, relatou de que forma os projetos em apoio às categorias têm beneficiado famílias na sua região.

“Através da Secretaria de Política das Mulheres já recebemos o apoio de um projeto de cultivo de ostra que sustenta as famílias da região que a gente mora. Foi muito importante porque a renda financeira das mulheres multiplicou muito e foi uma melhora de renda para muitas famílias de lá”, contou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp