BNews Agro

Garimpeiro morre baleado durante fiscalização do Ibama no Pará

Divulgação
O órgão alega que ele estava armado com uma pistola e atirou contra os agentes ambientais  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 26/08/2023, às 08h58 - Atualizado às 09h33   Cadastrado por Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Um garimpeiro morreu na sexta-feira (25) durante uma fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na região conhecida como "Canta Galo", no Alto Tapajós, em Jacareacanga, no Pará. Os fiscais alegam que foram atacados ao chegar no local.

De acordo com o UOL, o homem foi baleado por um agente do Ibama. O órgão alega que ele estava armado com uma pistola e atirou contra os agentes ambientais, que revidaram.

O garimpeiro chegou a ser socorrido e levado de helicóptero para um hospital em Itaituba. Os Bombeiros foram acionados para realizar o atendimento na chegada ao aeroporto municipal, mas a vítima não resistiu.

Em nota, o Ibama afirma que a região do Tapajós, que compreende os municípios de Itaituba, Jacareacanga e Novo Progresso, concentra a maior quantidade de alertas de garimpo no país, principalmente em Unidades de Conservação e Terras Indígenas.

Segundo o órgão, a operação foi iniciada em 10 de agosto. "Desde então, houve queda de cerca de 90% dos alertas de garimpo na região", afirmou o instituto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp