BNews Agro

Mais de 300 kg de agrotóxicos que teriam causado morte de milhões de abelhas são apreendidos

Ascom PRF/Divulgação
Agrotóxicos estavam sendo usados em lavouras e pastagens de forma irregular  |   Bnews - Divulgação Ascom PRF/Divulgação

Publicado em 16/09/2023, às 13h40 - Atualizado às 13h58   Cadastrado por Sanny Santana


FacebookTwitterWhatsApp

Uma força-tarefa conjunta, ocorrida nos dias 12 e 13 de setembro, resultou na apreensão de mais de 300kg de agrotóxicos. A ação aconteceu nas cidades baianas de Banzaê e Ribeira do Pombal.  
A ação contou com a participação do Ministério Público do Estado da Bahia, da Polícia Rodoviária Federal, da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, da Polícia Civil da Bahia, do Departamento de Polícia Técnica e da Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

De acordo com o promotor de Justiça Adriano Nunes, a investigação começou depois de ocorrências de mortandade de cerca de 90 milhões de abelhas nas cidades de Ribeira do Pombal, Nova Soure, Cipó, Banzaê, Cícero Dantas e Heliópolis. A suspeita era de que os insetor morriam envenenados com um tipo de agrotóxico/inseticida usado nas lavouras e pastagens de forma irregular.
Os defensivos agrícolas ilegais, por não seguirem as diretrizes e exigências do Ministério da Agricultura, do Ibama, da Anvisa e dos órgãos estaduais de defesa agropecuária, representam prejuízos ao agricultor pela baixa eficácia, além de causar danos ao meio ambiente, à saúde do aplicador e do consumidor.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp