BNews Agro

Ministério da Agricultura apresenta Plano de Contingência contra Peste Suína Africana

Divulgação/Governo Federal
O documento tem o objetivo de conter e erradicar os focos da Peste Suína Africana  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Governo Federal

Publicado em 03/10/2022, às 15h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um Plano de Contingência para Peste Suína Africana foi apresentado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O documento, cujo objetivo é a contenção e a erradicação de focos de Peste Suína Africana (PSA), foi elaborado pelo Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária e contou com o apoio de agentes do serviço veterinário oficial brasileiro.

Instituições de ensino, pesquisa e de entidades representativas do setor privado (produção e indústria) também colaboraram com a elaboração do documento. Em vigor, a decisão garante que caso a PSA chegue ao Brasil, será declarado estado de emergência zoossanitária pelo Mapa.

Outra estratégia para a possibilidade da PSA ao País são as atividades descritas nos planos de contingência, que levam em consideração a condição de país livre da doença e as graves consequências econômicas e sociais atreladas ao problema.

Vale ressaltar que a PSA trata-se de uma doença viral que não oferece risco à saúde humana, contudo, pode levar à morte de suínos, já que é altamente transmissível. O Brasil chegou a registrar um foco da Peste Suína Africana no ano de 1981. Somente em 1984 o País foi declarado livre da PSA e, até o momento o momento, não há vacina comprovadamente eficiente contra a enfermidade.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp