BNews Agro

Ministro da Agricultura diz que o trigo é o 'maior desafio do Brasil'

Billy Boss/Câmara dos Deputados
Marcos Montes disse que o trigo “é o maior desafio atual do Brasil e talvez do mundo”  |   Bnews - Divulgação Billy Boss/Câmara dos Deputados

Publicado em 27/09/2022, às 16h59   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, disse durante o encerramento da 29ª edição do Congresso Internacional da Indústria do Trigo, nesta terça-feira (27), que o trigo “é o maior desafio atual do Brasil e talvez do mundo”. O evento foi promovido pela Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), em Foz do Iguaçu (PR).

“O mundo caminha para um cenário de insegurança alimentar muito grave e o nosso Brasil é um importante player para reduzir esse risco. Não é muito falar que o planeta depende do Brasil para se alimentar e o trigo é essencial nesse cenário”, afirmou o ministro.

Segundo o ministro, o trabalho de pesquisa e desenvolvimento em prol do crescimento da produção de trigo em solo nacional tem alcançado bons resultados e mostrado um futuro promissor. “Achamos um caminho que não nos levará apenas à autossuficiência, mas também à exportação, elevando ainda mais a importância do Brasil como produtor de alimento no mundo. Temos muitos desafios, mas estamos trabalhando para que o Brasil se torne cada vez menos dependente do trigo estrangeiro e o apoio do setor é muito importante nesse processo”.

De acordo com o site Canal Rural, o presidente da Embrapa, Celso Moretti, também esteve presente no encerramento do Congresso. Na ocasião, ele enfatizou as pesquisas de tropicalização do cereal desenvolvidas pela entidade, que serão fundamentais para a expansão do cultivo do cereal no Brasil.

“Há algumas décadas, o Brasil saiu do papel de importador para exportador de alimentos, e com o trigo não será diferente. As pesquisas vão ajudar a superar os desafios enfrentados pelo produtor no campo para que o País produza mais e melhor e, com isso, exerça sua vocação de alimentar o mundo”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp