BNews Agro

Preços da batata, cebola e tomate registram queda no atacado, aponta pesquisa

Stokpic por Pixabay
Conab aponta que batata, cebola e tomate fazem parte das hortaliças com maior representatividade de comercialização  |   Bnews - Divulgação Stokpic por Pixabay
Milena Ribeiro

por Milena Ribeiro

[email protected]

Publicado em 21/04/2023, às 10h00


FacebookTwitterWhatsApp

O 4º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), apontou uma queda nos preços da batata, cebola e tomate em grande parte das Centrais de Abastecimento (Ceasas), em março. A pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira (20).

O alface e a cenoura, por sua vez, apresentaram alta no mês passado. A pesquisa considerou a batata, cenoura, cebola, tomate e alface como as cinco hortaliças de maior representatividade no comércio nas principais Ceasas do Brasil.

A batata apresentou quada após um período de alta qua durou de setembro de 2022 até janeiro deste ano. Em março, a média dos preços nos mercados foram 9,63% menos do que fevereiro.

Já a cebola atingiu o pico em novembro de 2022, mas vem declinando coninuamente. A análise apontou que o preço médio ponderado caiu 10,89% no mês de março. A oferta voltou a subir 22,4% em comparação com fevereiro.

Cenoura e Alface

O peço da cenoura atingiu níveis muito baixos no fim de 2022, mas logo a média ponderada subiu 23,93% no primeiro trimestre desse ano, em todos os mercados.
Houve aumento da oferta, mas não o suficiente para mudar o comportamento de alta dos preços”, pontuou a estatal. O movimento continua ascendente no início de abril.

O alface também apresentou alta nos preços, com exceção da Região Sudeste, que apenas a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) registrou aumento de 17,68%.

Frutas

A pesquisa também analisou o segmento de frutas e pontuou que, no mês de março, a laranja, o mamãe e a melancia tiveram altas nos preços, já a banana e a maçã tiveram uma queda.

No mês analisado, a cotação da banana caiu com o aumento da oferta da variedade banana prata, principalmente no norte minero. A banana nanica, por sua vez, viu seus preços subirem e a oferta cair.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp