BNews Agro

Presidente da Apex expõe o agronegócio em evento que deveria promover o setor na China

Jefferson Rudy/Agência Senado
O ponto de vista de Viana foi encarado com uma cutucada ao setor do agronegócio em meio a uma programação brasileira na China  |   Bnews - Divulgação Jefferson Rudy/Agência Senado

Publicado em 28/03/2023, às 00h30 - Atualizado às 00h50   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-governador do Acre, atual presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Jorge Viana, comentou sobre a pecuária e a produção de grãos no Brasil estarem relacionadas a problemas ambientais, durante um evento em Pequim, capital da China, no qual falou para empresários brasileiros e chineses.

O ponto de vista de Viana foi encarado com uma cutucada ao setor do agronegócio em meio a uma programação brasileira na China que tem, entre seus principais objetivos, alavancar o volume das exportações para o país asiático.e

“Nós, brasileiros, deveríamos parar de dizer fora do Brasil que o país não tem problema ambiental. Nós temos. Faz muito tempo”, disse Viana em meio aos grandes empresários do ramo, usando, inclusive, números que relacionavam o agronegócio brasileiro e a destruição da floresta amazônica.

O evento em questão fazia parte da extensa programação montada em torno da visita oficial de Lula à China, que foi cancelada por causa da pneumonia adquirida pelo presidente. Entretanto, mesmo sem Lula, alguns eventos ligados a parte empresarial foram mantidos.

No dia anterior, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, havia celebrado os resultados da viagem, que para ele já dura mais de uma semana, mesmo o cancelamento da ida de Lula.  

Segundo o Metrópoles, na ocasião, Fávaro disse que os acordos bilaterais que já estão negociados irão incrementar significativamente as exportações de produtos do agro brasileiro para a China nos próximos anos. O ministro participou do mesmo evento, mas saiu antes de Jorge Viana falar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp