BNews Agro

Saiba como foi a Primeira Feira Baiana de Cafés Especiais da Bahia

Joilson César / BNews
O café é uma das bebidas mais consumidas na Bahia  |   Bnews - Divulgação Joilson César / BNews

Publicado em 20/05/2023, às 17h11   Rafael Abbehusen e Bruno Guena


FacebookTwitterWhatsApp

O café é uma das bebidas mais consumidas na Bahia. Para celebrar este feito, foi realizada neste sábado (20) a Primeira Feira Baiana de Cafés Especiais.

O evento ocorre nas vésperas do Dia Nacional do Café. Foram mais de 20 expositores que aproveitaram o espaço para divulgar seus produtos para os amantes do café.

Um dos organizadores da iniciativa, Pedro Souza, falou sobre a importância de trazer essa experiência para a capital baiana. "Falar sobre café para as pessoas de Salvador é muito importante, tem muita coisa bacana de café para gente descobrir, como os sabores", disse ele.

Joilson César / BNews
Joilson César / BNews

Especialistas no segmento de cafés participaram das rodas de conversa na feira, entre eles, Augusto Carvalho, que foi colunista da PDG (Perfect Daily Grind), Lucas Campos, da Blenditto, Michael Alcântara, do Café Gourmet Piatã, um dos pioneiros no café especial na Chapada Diamantina. Além dos ciclos de palestras, o evento terá feira de produtores, torrefadores e fornecedores do cenário de cafés especiais, happy hour com discotecagem e degustação de drinks de café.

“Tivemos adesão de uma boa representação das principais regiões produtoras da Bahia no segmento de cafés especiais, podemos citar como exemplo o Café Gourmet Piatã e Aroma da Chapada, produzidos em Piatã, Café Boa Nova (Ibicoara), Fazenda Zabelê (Lençóis), Cooperbio (Seabra) e Fazenda Sol Nascente e Colheita das Alegrias (Vitória da Conquista)”, diz Brenda Matos, especialista em cafés especiais.

Joilson César / BNews
Joilson César / BNews

Já Pedro DeSouza, empreendedor do meio cafeinado, explica que a Bahia é o 4º maior produtor de café do país e que, na safra 2023, deve produzir 3,6 milhões de sacas beneficiadas de café. Ele destaca ainda que a feira vai contar com microtorrefações da Região Metropolitana de Salvador, como Do Coado ao Espresso e Praiano, além de fornecedores referência em venda e locação de equipamentos de café na cidade, representantes de cursos de gastronomia e também a Pato Preto Destilaria.

Os organizadores da I Feira Baiana de Cafés Especiais explicam que o café especial tem relação com o aprimoramento dos processos produtivos, o cuidado desde a colheita seletiva, passando pela secagem e torra controlada. Assim, reforçam, há uma valorização do produto final pelos atributos sensoriais que se destacam na experiência de consumo. A Bahia tem protagonizado o setor e é isto que mostrou no evento deste sábado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp