BNews Agro

Saiba quem faz parte dos grupos ligados ao agro na transição de governo de Lula

Ricardo Stuckert/Divulgação
Transição de governo é coordenada pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert/Divulgação

Publicado em 19/11/2022, às 12h44   Cadastrado por Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Um dos setores da economia brasileria que mais é atrelado ao bolsonarismo, o agro, ganhou recentemente 27 nomes para compor a equipe de transição de governo do presidente eleito, Lula (PT). O anúncio para os grupos de trabalho do setor foi anunciado pelo vice-presidente eleito e coordenador da transição, Geraldo Alckmin (PSB). 

Serão grupos de trabalho ligados à produção agropecuária: agricultura, pecuária e abastecimento; desenvolvimento agrário; e pesca.

Na agricultura, três ex-ministros estão presentes na lista anunciada por Alckmin. São eles, a senadora Kátia Abreu e o deputado federal Neri Geller, e Luiz Carlos Guedes, que foi titular da pasta durante a gestão de Lula.

Além deles, engenheiros, congressistas, ex-parlamentares, ex-dirigentes da Embrapa e demais profissionais estão inseridos nas equipes que irão se formar para atuar na transição de governo. Ao todo, os três grupos ligados ao agro irão contar com o apoio de 27 pessoas.

Confira os nomes do agro na transição de governo:

Agricultura, Pecuária e Abastecimento:
Carlos Favaro - Agropecuarista e político brasileiro, senador pelo PSD de Mato Grosso.

Evandro Gussi - Doutor em direito do estado, ex-deputado federal por São Paulo. É presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica).

Joe Valle - Engenheiro florestal, empresário, ex-deputado pelo Distrito Federal.

Kátia Abreu - Empresária, pecuarista, ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no governo Dilma Rousseff, senadora pelo PP do Tocantins.

Luiz Carlos Guedes - Doutor em engenharia agrônoma, ministro da Agricultura no governo Lula.

Neri Geller - Produtor rural, empresário, ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, deputado federal pelo PP de Mato Grosso.

Silvio Crestana - Professor, físico e pesquisador brasileiro, foi diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) durante o governo Lula.

Tatiana Deane de Abreu Sá - Doutora em biologia vegetal, diretora-executiva da Embrapa de 2005 a 2011.

Desenvolvimento Agrário:
Célia Hissae Watanabe - Mestra em gestão de políticas públicas, pesquisadora em desenvolvimento rural sustentável.

Elisângela Araújo - Coordenadora de formação e educação profissional da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Contraf-Brasil/CUT) e do Fórum Baiano da Agricultura Familiar.

Givanilson Porfirio da Silva - Assessor da presidência da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag).

João Grandão - Ex-deputado federal por Mato Grosso do Sul, ex-deputado estadual e ex-vereador em Dourados (MS).

José Josivaldo Oliveira - Membro da coordenação nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

Luiz Henrique Gomes de Moura (Zarref) - Engenheiro florestal, foi professor substituto da UnB em educação do campo. É mestre em agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina e assessor do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST)

Maria Josana de Lima Oliveira - Coordenadora-geral da Contraf-BRASIL/CUT.

Miguel Rosseto - Ex-ministro do Desenvolvimento Agrário nos governos Lula e Dilma. Foi também ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República e ministro do Trabalho e Previdência Social, além de vice-governador do Rio Grande do Sul na gestão de Olívio Dutra.

Pedro Uczai - Deputado federal por Santa Catarina, reeleito, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Chapecó (SC).

Robervone Nascimento - Doutora em agronomia. Engenheira agrônoma, servidora do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Vanderley Ziger - Presidente da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes).

Pesca:
Altemir Gregolin - Foi ministro da Pesca e Aquicultura (2006-2011), é veterinário com especialização em administração rural, mestrado em desenvolvimento, agricultura e sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Antônia do Socorro Pena da Gama - Professora da UFOPa em Santarém, doutora em educação.

Carlos Alberto da Silva Leão - Foi superintendente de Pesca e Aquicultura no Pará.

Carlos Alberto Pinto dos Santos - Secretário-executivo da Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas e Povos Tradicionais Costeiros e Marinhos.

Cristiano Wellington Norberto Ramalho - Professor de sociologia da Universidade Federal de Pernambuco, especialista em pesca e aquicultura.

Ederson Pinto da Silva - Foi diretor geral do Departamento de Pesca, Aquicultura, Quilombolas e Unidades Indígenas da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Rio Grande do Sul.

Flávia Lucena Frédou - Professora titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco, pós-doutora em ciências da pesca e da aquicultura pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da França.

João Felipe Nogueira Matias - Engenheiro de pesca, doutor em biotecnologia dos recursos pesqueiros, foi secretário de Planejamentro e Ordenamento da Aquicultura do Ministério da Pesca.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp