BNews Agro

SDR realiza reunião para debater prejuízos ocasionados pelas chuvas na agricultura baiana

Ascom/Seinfra
Objetivo é identificar famílias agricultoras que precisam de atenção emergencial  |   Bnews - Divulgação Ascom/Seinfra

Publicado em 29/12/2021, às 11h16   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Gestores da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) se reuniram, nesta terça-feira (28), com representantes dos consórcios públicos do Baixo Sul (Ciapra), Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul (CDSL) e Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA), e de entidades de assistência técnica e extensão rural (Ater) para debater os prejuízos ocasionados pelas chuvas na agricultura da Bahia.

De acordo com a SDR, entre as estratégias discutidas estão a intensificação do trabalho, na perspectiva de diagnosticar a quantidade de famílias agricultoras, que precisarão de atenção emergencial devido às fortes chuvas e, assim, adotar medidas necessárias que assegurem a locomoção, segurança alimentar e investimentos na produção rural, dentre outras necessidades.

Também foram debatidas a oferta de crédito subsidiário, de linhas de financiamento, para operacionalizar o crédito de reestruturação para olerícolas, produção de leite e cacau e foi solicitado também um levantamento das rotas produtivas, que são as principais estradas vicinais, onde entram e saem as produções agrícolas.

De acordo com o chefe de gabinete da SDR, Jeandro Ribeiro, até a próxima quinta-feira (30), um corpo técnico que ultrapassa 110 colaboradores atuará para fazer um diagnóstico do cenário na zona rural. "Os consórcios também estão fazendo este levantamento, para que a gente possa fazer uma confluência de informações e agir de maneira estruturante, de acordo a necessidade de cada local”.

Por meio dos convênios junto aos Consórcios Públicos, nos Territórios Litoral Sul e Baixo Sul, a SDR soma um investimento de cerca de R$10 milhões, na base de produção de sistemas produtivos como o do leite, mandioca, cacau e criação de galinha caipira, visando o caráter produtivo das mais de sete mil famílias atendidas, nestes territórios.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp