BNews Agro

Vacina contra Peste Suína Clássica pode chegar ao Brasil

Divulgação/ABCS
Essa vacina contra Peste Suína Clássica foi lançada em 2019  |   Bnews - Divulgação Divulgação/ABCS

Publicado em 07/01/2022, às 14h46   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os coreanos da BioApp estudam lançar no Brasil a primeira vacina "plant based" do mundo contra a peste suína clássica (PSC), batizada de "Herbavac". As informações são do Canal Rural.

O produto foi lançado em 2019 e tem uma série de vantagens em relação às vacinas desenvolvidas a partir dos patógenos e apenas aguarda aprovação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Em outubro do ano passado, a empresa assinou um acordo com a PlantForm para levar o Herbavac aos mercados da América do Norte, Brasil e Argentina. O registro está previsto para ser concluído nos Estados Unidos e Canadá em cerca de um ano e na América do Sul, em 1 a 2 anos.

Existem outras vacinas contra PSC disponíveis em diferentes mercados mundiais, todas elas “vacinas vivas”, que usam uma forma enfraquecida de um patógeno como o vírus da PSC, diferente desta, baseada em plantas.

Leia também: Exportações de carne suína do Brasil alcançam 1,13 milhão de toneladas em 2021 e batem recorde

Agropecuária brasileira deve crescer 5% em 2022, projeta pesquisadora do FGV IBRE

Plano contra PSC

O Brasil já tem um plano para eliminar a PSC de todo seu território. De acordo com o Canal Rural, atualmente, a zona livre de PSC do Brasil abrange 16 estados, que respondem por 95% da produção, mas ampliar essa área é estratégico.

Apesar de não haver casos de PSC na zona livre desde 1998, estados como Ceará e Piauí registraram pelo menos cinco focos desde 2018. Todos foram em criações de subsistência, foram controlados e notificados à OIE.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp