BNews Folia

Carnaval 2024: Superintendente da Transalvador faz balanço dos primeiros dias de folia e detalha operações no circuito

Reprodução/ vídeo
'Funcionamos na quinta e sexta melhor do que no ano de 2023, que foi o primeiro Carnaval depois da pandemia", disse Décio  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ vídeo
Letícia Rastelly

por Letícia Rastelly

[email protected]

Publicado em 11/02/2024, às 20h01


FacebookTwitterWhatsApp

Um evento que leva duas milhões de pessoas para a rua, como é o Carnaval de Salvador, exige uma organização imensa no quesito trânsito e transporte. Quem comentou sobre isso e fez um balanço dos primeiros dias de folia em participação ao vivo na transmissão do BNews, no circuito Dodô, foi o superintendente da Transalvador, Décio Martins.

Funcionamos na quinta e sexta melhor do que no ano de 2023, que foi o primeiro Carnaval depois da pandemia. Ontem (sábado) funcionamos mais ou menos igual do ano passado, mas tivemos alguns percalços. O sábado é o maior dia do Carnaval. Somente aqui no circuito Barra- Ondina a polícia registrou a entrada de duas milhões de pessoas pelos seus portais. Realmente foi um desafio muito grande, né? E nós tivemos algumas questões pontuais”, explicou Décio, antes de pontuar as situações que atrapalharam a fluidez.

“Primeiro, ali na Centenário, quem passa por ali sabe, o retorno compartilhado, tiveram muitos mototaxistas parados ali na saída do retorno. Fomos trabalhando ali, com ação educativa (...) Além disso, com a manobra dos trios ontem e o atraso, houve uma retenção na Lapa, que atrasou a chegada dos ônibus, com isso nós montamos uma operação especial. Tanto eu, quanto o secretario de Mobilidade, Fabrízzio Muller estava lá no ponto do Calabar, para garantir a fluidez das pessoas. Sabemos que muitas pessoas estavam lá aguardando, mas nós fizemos de todo o possível para poder realizar a liberação, e conseguimos fazer”, detalhou o superintendente.

Ainda no sábado, como noticiado pelo BNews, houve um apagão no circuito, o que, segundo Décio, também complicou a fluidez. “Muitas pessoas foram embora de vez. Então, tudo isso e uma série de fatores contribuirão para sobrecarregar o nosso sistema. Hoje (domingo) estamos correndo super bem, acima da média de 2023 e 2020. Esperamos continuar assim. Estamos trabalhando muito para que isso aconteça”, disse otimista o superintendente.

Para finalizar, Décio fez questão de ressaltar que há diversos meios de transporte para chegar e sair do circuito, de modo que é importante que o folião deixe o carro em casa. Ele ressaltou o aumento de 30% no expresso Carnaval e agradeceu aos motoristas que têm evitado beber para poder dirigir, já que segundo o superintendente as fiscalizações aumentaram, mas o número de pessoas que foram flagradas dirigindo após consumir bebidas alcoólicas diminuiu: “Isso significa que as pessoas estão se conscientizando e quem vem de carro sabe que não pode beber”, finalizou o líder da pasta.

Acompanhe a transmissão ao vivo do Carnaval de Salvador no canal do BNews no Youtube:

BNews Folia: Qual será a música do Carnaval de Salvador 2024?

  • Macetando - Ivete Sangalo e Ludmilla
  • Perna Bamba - Parangolé e Léo Santana
  • Música do Carnaval - Psirico
  • Golzinho Vermelho - Léo Santana e Nattan
  • Recua - Timbalada
  • Destrava - Claudia Leitte
  • Pimenta Malagueta - Xanddy Harmonia
  • Eternamente Asa - Durval Lélis
  • É amor my love - Bell Marques
  • Rufo Rufo - Oh Polêmico
  • Nego Doce - O Kannalha
  • Ai Preta - Lincoln

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp