BNews Pet

Estudo explica que peixes podem sentir dor; entenda

pexels
Regiões do cérebro do bicho podem ter sensibilidades que ajudam a entender a dor  |   Bnews - Divulgação pexels

Publicado em 28/04/2021, às 09h58   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um antigo debate foi levantado, novamente, sobre as possíveis formas dos peixes sentirem dores. Pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, publicaram um estudo na Revista Philosophical Psychology que, apesar dos animais aquáticos não terem regiões cerebrais associadas ao desconforto por dores, há, sim, provas que os peixes sentem dores.

A descoberta, no entanto, trouxe novos desenvolvimentos para realizar experimentos corporais e sugeriram que os peixes podem ter sensibilidade. “Afirmar que os peixes não sentem dor devido à ausência dessas regiões do cérebro pode ser o mesmo que concluir que eles não podem nadar porque não têm braços e pernas”, explicou o autor e pesquisador da Grã-Bretanha, Phil Halper. 
ESTUDO
No artigo publicado, a equipe procurou na neurociência contemporânea para entender a ideia que peixes podem não ter a capacidade de sentir dor. Vários estudos foram feitos para determinar que esses indivíduos têm lesões cerebrais que podem sentir a sensibilidade. 

Um paciente chamado Roger tinha regiões-chave no cérebro que eram associadas ao processo de dor e que acabaram sendo destruídas por doenças, mas capacidade de ele sentir dor permaneceu.

Para David Rudrauf, da Universidade de Genebra, na Suíça, essa descoberta mostra que a capacidade do cérebro de se adaptar diante de traumas e adversidades, conseguindo manter as funcionalidades, foi benéfica para o estudo, sendo chamado de “resiliência neurofuncional”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp