BNews Pet

Ao menos 15 gatos morrem após envenenamento em Cruz das Almas; veja vídeo

Leitor BNews
Bnews - Divulgação Leitor BNews

Publicado em 29/04/2021, às 11h33   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Pelo menos 15 gatos foram mortos após envenenamento em Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano, na manhã desta quinta-feira (29). A informação foi confirmada ao BNews pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Leone Ricardo Santana. À reportagem, o titular da pasta relatou que o caso aconteceu no bairro Primavera. Segundo ele, uma moradora local disse que um carro passou e jogou arroz envenenado para os animais. Os corpos dos felinos foram removidos pela equipe de limpeza pública.

“Foi envenenamento. Morreram de 10 a 15 animais. Quando nossa equipe do Samu Pet chegou, ainda tinham quatro agonizando e estamos monitorando esses gatos que sobreviveram. Nós conversamos com a dona que não quis prestar queixa, mas vamos voltar a conversar com ela e vamos registrar o caso na Polícia Civil e também protocolar uma denúncia no Ministério Público”, afirmou. 

Leia também
Cães e gatos cegos: Como adaptar a casa para nossos amigos de quatro patas
Cobra de estimação: Entenda as particularidades que a criação desse animal exótico exige
Especialista explica por que gatos gostam tanto de caixas de papelão
Sem dados sobre crimes de maus-tratos, Bahia caminha a passos lentos na causa dos animais

O secretário reforçou que maus-tratos contra animais é crime e está previsto na Lei 1.095/2019. “Nós vamos requerer imagens de câmeras nas ruas, o horário, quem passou no local. A Polícia Civil tem noção de como proceder. O que não pode é deixar isso acontecer e ficar impune”, disse.

De acordo com a lei sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), no ano passado, o texto aumenta a punição para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais. 

A legislação abrange animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, incluindo, aí, cães e gatos, que acabam sendo os animais domésticos mais comuns e as principais vítimas desse tipo de crime. A nova lei criou um item específico para esses animais.

Com isso, a prática de abuso e maus tratos a animais será punida com pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e a proibição de guarda. Atualmente, o crime de maus-tratos a animais consta no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais 9.605/98 e a pena previa de três meses a um ano de reclusão, além de multa. A lei sancionada também prevê punição a estabelecimentos comerciais e rurais que facilitarem o crime contra animais.

O caso foi repercutido nas redes sociais do Instituto Marcell Moraes. Veja vídeo:


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp