BNews Pet

Donos desistem de peixinhos dourados, jogam em lago, e pets ficam gigantes; veja fotos

Divulgação/Prefeitura de Burnsville
Bnews - Divulgação Divulgação/Prefeitura de Burnsville

Publicado em 14/07/2021, às 09h21   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Donos peixinhos de aquário resolveram abandonar os pets em um lago para que vivessem livremente, mas geraram um problema para o meio ambiente. Autoridades em Burnsville, nos Estados Unidos, compartilharam na última semana fotos de vários peixinhos dourados enormes que foram recuperados de um lago local. Os animais descartados podem crescer enormemente e causar estragos, alertou o Município. O tamanho chega a equivaler ao de uma bola (oval) de futebol americano.

"Por favor, não solte o seu peixinho dourado de estimação em lagoas e lagos!", alertou a prefeitura por meio de sua conta no Twitter no domingo (11). "Eles crescem maiores do que você pensa e contribuem para a má qualidade da água, limpando os sedimentos do fundo e arrancando as plantas", acrescentou.

A prefeitura de Burnsville, juntamente com o Município de Apple Valley, pesquisaram sobre a população de peixes dourados do lago após os residentes reclamarem de uma possível infestação. Trabalhando com a empresa Carp Solutions, especializada no controle de pragas hídricas, as cidades enviaram uma equipe para investigar e se surpreenderam com o tamanho dos peixes encontrados.

"Você vê peixes dourados na petshop e eles são peixinhos", disse Caleb Ashling, especialista em recursos naturais de Burnsville, de acordo com o site "MSN News". "Quando você tira do lago um peixinho dourado do tamanho de uma bola de futebol, fica pensando como ele pode ser o mesmo tipo de animal", acrescentou.

Longe de ser um animal doméstico inócuo, um peixinho dourado solto em água doce é uma espécie invasora, um organismo que é introduzido em um ambiente, pode se reproduzir rapidamente, superar espécies nativas e destruir um habitat. E, embora recebam menos atenção do que organismos invasores, como a carpa asiática ou o mexilhão zebra, os peixinhos dourados estão se tornando um problema crescente em estados americanos, como Minnesota, Virgínia e Washington, e outros países, incluindo Austrália e Canadá.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp