BNews Pet

Gatolista Pipoca: Castração previne câncer de mama em felinos; saiba onde fazer cirurgia

Divulgação
Pipoca é colunista do BNews Pet e escreve todas as segundas-feiras com dicas, informações e curiosidades sobre o mundo dos gatos  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 11/10/2021, às 21h53   Pipoca @gatolistapipoca


FacebookTwitterWhatsApp

E aí, Humas? Tudo certo? Rpz, o ano tá voando, né? Chegou outubro, e a cidade tá cheia de luz rosa. Vocês estão ligados que esse é o mês da campanha de conscientização para alertar às mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama?  

Pois é, o negócio é sério e todos precisam se atentar para evitar ter o barril dessa doença. E quando eu falo todos, é geral mesmo porque o câncer de mama não atinge só os humanos, mas também os animais. Apesar de ser mais comum nas feLINDAS, o tumor pode acontecer em machos e fêmeas. 

Se para os humanos a prevenção está associada a realização do autoexame, mamografia anual para mulheres acima de 40 anos, boa alimentação e exercício físico, para os gatenhos, a melhor maneira de evitar o câncer de mama é a castração. 

Conversei com o médico-veterinário e presidente da Comissão de Saúde Pública do CRMV-BA Eduardo Ungar, e ele me explicou que a castração precoce reduz o câncer de mama em até 90% se for antes do primeiro cio. O uso de anticonceptivos nas gatinhas aumenta o risco da doença.  E é desnecessário né, vei? 

As cirurgias são feitas gratuitas através da rede municipal. A diretora da Diretoria de Proteção Animal da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Tainara Ferreira explicou que a castração, além de prevenir doenças como tumores, a exemplo do câncer de mama, prolonga a vida do animal e faz o controle populacional. Ela afirmou que o procedimento também  diminui a demarcação de território e, em muitos casos, reduz a agressividade dos bichenos. 

 Para fazer de graça, e acabar com essa agonia, as  castrações podem ser agendadas no e-mail [email protected] ou presencialmente nos postos de saúde da prefeitura.  É exigido o RG e CPF do tutor, comprovante de residência de Salvador, cartão do SUS e cartão de vacina antirrábica atualizada do animal. 

No dia agendado é realizada a triagem do animal e, caso esteja tudo em ordem com a saúde, a castração é feita em seguida. É rápido e tranquilo, a recuperação é de boassa, não tem bicho de 7 cabeças, tem que proteger o curativo e manter a calma. Para os machos, é só usar um colar elizabetano, que parece um abajur, é engraçado demais. Para as fêmeas, o mais indicado é a roupa cirúrgica, um coletinho de material especial que cobre todo o corpinho da gatinha. O pós cirúrgico não é nada demais. 

E a cirurgia tem que ser feita e acabou, sakow?

É melhor fazer a castração do que ter que passar por cirurgia e quimioterapia para tratamento do câncer. 
Imagine ter mutações nas células glandulares, Deus é mais. As felinas são muito predispostas a essa neoplasia e principalmente as formas mais agressivas. Por isso, não dá para vacilar, entendeu? 

Então, é isso. A castração é um ato de cuidado e amor. Estamos entendidos? O assunto é sério, precisa de atenção e consciência. 

Tô indo nessa, contando com a compreensão de geral, viu??

Lambidinhas de amor ?

* Pipoca é colunista do BNews Pet e escreve todas as segundas-feiras com dicas, informações e curiosidades sobre o mundo dos gatos

Relacionadas:

Pipoca: o novo gatolista do BNews! Conheça a coluna sobre o mundo dos gatos

Fogos e comidas juninas causam riscos para gatos; veja dicas de especialistas ouvidos por Pipoca

Gatolista Pipoca: Gatos entendem quando são chamados pelo nome?
Banhos em felinos: sim ou não? Gatolista Pipoca esclarece
Um é bom, dois é melhor: gatolista Pipoca explica vantagens de ter dois ou mais felinos

Gatolista Pipoca: Falta de limpeza da caixa de areia pode causar doenças nos felinos

Gatolista tira dúvidas sobre doação de sangue para pet

Gatolista Pipoca explica porquê gatos amam caixas

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp