BNews Pet

Abandono de animais: Saiba como esse crime pode impactar na saúde dos bichos

Ilustrativa / Pixabay
O abandono de animais é crime previsto em lei e pode resultar em até cinco anos de prisão  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa / Pixabay

Publicado em 23/08/2022, às 06h00 - Atualizado às 06h00   Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

Por mais que seja um assunto delicado, é necessário falar sobre maus-tratos e abandono de animais, que são crimes previstos por lei. Uma nova legislação foi sancionada em setembro de 2020 e aumentou a pena de prisão, que era de até um ano para até cinco anos para quem comete o crime. Além de ser uma crueldade com os bichos, essa prática tem impactos significativos na saúde deles, como explicou o médico veterinário Fernando Oliveira, ao BNews Pet.

“O animal que tem uma rotina de dentro de casa, tem o seu espaço e a sua comida no horário certo para suprir as suas necessidades, uma vez que é abandonado ele vai ter essa supressão. Ele pode comer algum tipo de alimento que não faça parte da sua nutrição e pode adquirir algum tipo de doença por causa de intoxicações”, alertou o especialista. Além disso, ainda de acordo com médico-veterinário, os bichos correm os riscos de desenvolver algum tipo de alergia, entrar em um quadro de estresse, ter problemas de pele e sofrer algum tipo de acidente.

Viu um animal abandonado? Saiba o que fazer

Segundo Dr. Fernando, quando uma pessoa identifica um animal abandonado, o primeiro passo é pegar ele e levá-lo em um veterinário para uma avaliação. “Porque eu já vi tutores abandonarem animais por eles terem algum tipo de doença”, disse.

“Por isso, o ideal é que ele passe por uma avaliação para ver se ele está isento de alguma doença que possa ser transmitida a outros animais que a pessoa tenha em casa ou alguma enfermidade que possa ser transmitida para o ser humano, que no caso seria as zoonoses”, detalhou.

Ademais, a denúncia é muito importante. Para fazer isso, basta a pessoa ir à Polícia Militar e fazer uma denúncia sobre o caso, seja uma situação de maus-tratos ou abandono. Por fim, o médico-veterinário ressaltou que a melhor maneira de se combater essas práticas é divulgando e mostrando que esses atos são criminosos e passíveis de detenção.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp