Cidades

Cachorro é abandonado em porta de loja; casos têm acontecido com frequência em Salvador

Reprodução/Redes Sociais
Casos de abandono de pets tem acontecido com frequência em Salvador  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 10/06/2022, às 11h43   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Um cachorro foi abandonado na porta de uma loja de material de construção, no bairro Saboeiro, em Salvador. O momento foi registrado pelas câmeras de segurança do estabelecimento, que estava fechado. Nas imagens é possível ver um homem amarrando um fio no pescoço do animal e deixando ele preso a um piquete. Ele foi encontrado pelo proprietário do estabelecimento no início do expediente.

"Eu entrei em contato com Célia, que é a protetora aqui do bairro. Coloquei água e comida. Infelizmente esse tipo de situação acontece com frequência aqui na porta da loja. Acho que é porque sabem que gostamos dos animais. Mas é uma cena muito triste, lamentável ver um abandono", afirmou César Piaba, proprietário da loja.

A protetora Célia Andrade cuida de quatro vira-latas de rua, que vivem próximo a loja. Sem contar nos animais que cria em casa. Ela disse que ficou bastante comovida, porque o cachorrinho chorou bastante. Uma rede de solidariedade se formou para cuidar do animal, até que ele encontrasse um lar. "Um funcionário da loja levou ele em um pet shop. Ele tomou banho e ficou todo cheiroso. Deixamos ele solto aqui na porta da loja. Ele já estava mais à vontade com todos", contou a protetora.

Casos de abandono de pets tem acontecido com frequência em Salvador

Mas no final da tarde aconteceu algo inesperado. O cachorro fugiu e deixou todos apreensivos. "A gente não sabe se ele saiu correndo ou se alguém pegou por ver bonitinho sem um dono e levou. A gente espera que se alguém pegou, que cuide de verdade e não abandone ele novamente", desabafou.

Leia Mais:

Câmera de segurança flagra abandono de filhotes de cachorro e clínica se revolta: "Boletim de ocorrência feito"; veja vídeo
Motorista abandona dois cachorros friamente na rua; veja vídeo
Família abandona cachorro por achar que 'ele é gay'

Casos de abandono

Este não foi o primeiro caso de abandono que Célia precisou ajudar no bairro. Duas cadelinhas foram resgatadas de uma kitnet, após ficarem três meses presas. A inquilina devolveu o imóvel com os animais trancados dentro. O vídeo do resgate mostra o local muito sujo e os bichos com muita fome. As fêmeas estão em tratamento da doença do carrapato e depois vão para a adoção.

Cachorro é abandonado em porta de loja; casos tem acontecido com frequência em Salvador

Somente este ano, a Diretoria de Proteção Animal de Salvador recebeu 800 denúncias de maus-tratos contra os animais, que incluem também os casos de abandono. Uma das políticas públicas para reduzir a superpopulação de cães e gatos é a castração. De janeiro a maio deste ano, 7.044 bichos foram castrados através do castramóvel.

O serviço é bastante procurado por protetores que realizam resgates de animais, como foi o caso de Zuleica Ferreira, que é protetora há 25 anos. Ela estava com uma cadela que havia sido abandonada na rua. A cachorrinha estava bastante assustada. "É muito alto o número de abandonos de animais aqui em Salvador. Por isso as pessoas têm que castrar seus animais. Mas abandonar na rua é muita maldade", lamentou.

Cachorro é abandonado em porta de loja

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp